O treinador da Académica, Pedro Emanuel, reconheceu esta quarta-feira favoritismo do Atlético de Madrid no jogo de quinta-feira, da Liga Europa de futebol, afirmando que a sua equipa tem «perfeita noção da realidade».

«Será a velha luta do David contra Golias. Vamos tentar fazer aquilo que terá de ser, pelo momento que atravessa o Atlético, um jogo perfeito», disse o treinador da equipa portuguesa, em véspera do encontro na capital espanhola, da terceira jornada do Grupo B, liderado pelo conjunto madrileno.

«Apostaremos na entreajuda tremenda, na capacidade de sofrimento quando não tivermos a bola, e em saber quais são os objetivos quando a tivermos. Tentaremos, à terceira tentativa, chegar à vantagem num jogo da Liga Europa», acrescentou Pedro Emanuel, em Madrid.

O antigo internacional português disse que a equipa técnica «viu muitos jogos» do atual detentor do troféu para preparar o encontro de quinta-feira, «essencialmente porque o Atlético tem apresentado uma equipa no campeonato e outra na Liga Europa».

Depois de ver alguns jogos, o treinador diz que os “colchoneros” apresentam na competição europeia outra forma de jogar e conclui que «a equipa que o Atlético vai usar amanhã é a mais utilizada nos jogos da Liga Europa».

«Seguramente vai ser o jogo mais difícil que vamos ter, porque é o próximo. Temos a necessidade de provar também a nos próprios que, apesar das diferenças entre um clube e outro, temos capacidade de demonstrar o que temos vindo a deixar como imagem de marca: futebol de qualidade, competitivo e atraente para podermos disputar os jogos», afirmou.

Ao lado de Pedro Emanuel, o avançado Edinho prometeu que a Académica vai entrar em campo contra o Atlético de Madrid «com uma ambição tremenda» e sem medo de «procurar a vitória», apesar do favoritismo recair sobre a equipa madrilena.

«Acima de tudo seremos o que temos sido, uma equipa com uma ambição tremenda sem medo de procurar a vitória em qualquer história. De acreditar que podemos vencer a qualquer equipa. É o que nos propomos, respeitando qualquer equipa, mas sem medo de assumir a nossa forma de atuar», disse.

Questionado sobre a ausência de três dos titulares do Atlético de Madrid, entre eles Falcao, Edinho recordou que a equipa madrilena «tem um plantel vasto, com jogadores com capacidade para render os que não vão jogar».

«Nós seremos a equipa que temos sido e vamos entrar em campo com a maior vontade possível», disse.

«O Falcao tem um peso enorme no Atlético. Está em excelente forma. Mas a equipa está em condições de suprimir a falta dele. Tem jogadores de sobra com qualidade suficiente. Os 11 que vão entrar vão dar tudo e nós temos que estar preparado para isso e fazer o nosso trabalho», disse.

O avançado da Académica disse que o ambiente «fabuloso» do Vicente Calderón será «bom para as duas equipas» dando «mais estímulo aos jogadores para que joguem melhor».

O Atlético de Madrid, detentor do troféu e vencedor da Supertaça Europeia, é favorito no grupo B, que já lidera com seis pontos, depois de bater o Hapoel na primeira jornada e o Viktoria Plzen na segunda ronda.

A Académica chega a esta jornada no terceiro lugar do Grupo B, com um ponto em dois jogos, depois da derrota por 3-1 frente ao Viktoria Plzen e do empate, em casa, por uma bola, com o Hapoel Telavive.

Para o encontro, que decorre às 21h05 (hora local, menos uma hora em Lisboa), Pedro Emanuel convocou 19 jogadores.

A equipa, que chegou hoje à capital espanhola realiza ainda hoje um treino no Vicente Calderón que será parcialmente à porta aberta.