A Académica de Coimbra perdeu, esta quinta-feira, com o Atlético de Madrid por 2-1, em jogo da terceira jornada do Grupo B da Liga Europa. Os dois golos dos “colchoneros” foram marcados por Diego Costa e Emre Belözoglu, ambos de bola parada. Cissé ainda reduziu aos 85' mas já nada havia a fazer.
Depois do último encontro dos Estudantes, onde venceram por 1-3 o Ponte da Barca, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, Pedro Emanuel sabia que desta vez o adversário era diferente, tratando-se do atual detentor da Liga Europa, o Atlético de Madrid.
Para este desafio europeu na capital espanhola, o treinador Pedro Emanuel voltou a chamar os habituais titulares mas o técnico português não pôde contar com João Real, Hélder Cabral, Reiner Ferreira, Marcos Paulo, Saleiro e Magique, todos por lesão.
A grande estrela dos colchoneros, o avançado Radamel Falcao, foi poupado pelo treinador Diego Simeone e não chegou a ser convocado. No entanto, o treinador argentino optou por colocar desde o início os portugueses Sílvio e Tiago.
A primeira parte trouxe poucos momentos de perigo perto das baliza de Ricardo e Sergio Ansejo, mostrando equilibro entre as duas equipas.
A etapa complementar é que começou da pior forma para a formação de Coimbra, onde Diego Costa, aos 48 minutos, aproveitou uma boa assistência do português Tiago para inaugurar o marcador na “chuvosa” capital espanhola, após um pontapé de canto.
Logo de seguida, a formação orientada por Pedro Emanuel deu uma boa resposta com um lance que assustou a defesa espanhola por intermédio de Filipe Luís, mas não passou disso mesmo, um susto.
Por volta dos 60 minutos de jogo, os dois técnicos mexeram nas equipas, com Pedro Emanuel a retirar de campo o elemento mais fraco, o médio brasileiro Makelele, por Salim Cissé. Simeone deu mais uns minutos a Cristian “cebola” Rodríguez.
Numa altura em que a Académica arriscava mais no ataque, do outro lado havia também um Ricardo muito confiante e seguro nas defesas. Mas quanto ao segundo golo dos “colchoneros”, de bola parada, nada havia fazer. Aos 68 minutos, o médio turco Emre Belözoglu converteu de forma exemplar o livre direto, sem hipótese para o guarda-redes português.
Contra aquilo que os espanhóis esperavam, a formação portuguesa conseguir surpreender a defesa do Atlético e reduzir a desvantagem, num cabeceamento do Cissé. Mas os três pontos ficaram no Vicente Calderón.
O Atlético de Madrid, que partilha os mesmos 22 pontos que o líder Barcelona no campeonato espanhol, está agora mais perto dos 16 avos de final com nove pontos em três jogos. A Académica de Coimbra soma apenas um ponto em três rondas, assim como o Hapoel Telavive, que esta noite perdeu com o Viktoria Plzen (6).