A Académica de Coimbra venceu, esta quinta-feira, os espanhóis do Atlético de Madrid, por 2-0, em jogo da quarta jornada do Grupo B da Liga Europa. Wilson Eduardo (28’ e 69’) marcou os dois golos da partida. Estudantes fizeram, uma vez mais, uma boa exibição frente à formação da Madrid, que já não perdia há 16 jogos consecutivos, mas continua a cinco pontos das equipas da frente.
A Académica de Pedro Emanuel, que procurava a primeira vitória neste seu regresso às competições europeias, estava proibido de perder mais pontos para assim se manter viva na Liga Europa. 
Depois da derrota (3-1) frente ao Viktoria Plzen, empate (1-1) com o Hapoel e novo desaire (2-1), deste vez na capital espanhola, os Estudantes de Coimbra receberam em casa os vice-lideres de Espanha, onde Diego Simeone poupou o goleador colombiano Falcao. No entanto, o técnico argentino colocou em campo os portugueses Sílvio e Tiago.
A jogar em casa, a Académica entrou bem no jogo mas rápido se transformou num jogo muito disputado a meio do campo. O Atlético de Madrid começou a ganhar confiança mas, contra a corrente, Wilson Eduardo surgiu no momento perfeito à entrada da pequena área para inaugurar o marcador em Coimbra, após cruzamento da direita. Aos 28 minutos, a Académica passava a liderar.
A etapa complementar voltou a ser equilibrada, perante um Atlético de Madrid algo desconcertado com a ausência de peças fundamentais. Diego Simeone fez entrar o turco Emre e o jogo espanhol passou a ser mais perigoso. 
No entanto, aos 68 minutos, o árbitro Probert assinalou grande penalidade a favor da Académica, após ter visto Cissé ser derrubado na grande área “colchonera”. Na conversão, Wilson Eduardo, avançado emprestado pelo Sporting, não falhou, bisando na partida.
Mais de quarenta anos depois, a Académica regressa às vitórias europeias, vencendo pela primeira vez na Liga Europa 2012/2013. A equipa da Briosa segue na terceira posição do Grupo B, com quatro pontos.
O Viktoria Plzen goleou 4-0 o Hapoel e passa a liderar o Grupo B com 9 pontos, os mesmo que o Atlético de Madrid. Os israelitas estão no fundo com apenas um ponto.