O avançado suíço Alexander Frei, melhor marcador da seleção suíça de futebol, irá terminar a carreira no final da temporada, anunciou hoje o FC Basileia, clube do jogador.

O futebolista marcou 42 golos em 84 internacionalizações, entre 2001 e abril de 2011, altura em que deixou a seleção, da qual foi capitão.

Na Suíça, Alexander Frei alinha no FC Basileia, mas representou também o FC Thun, o Lucerna e o Servette. No estrangeiro jogou pelos franceses do Rennes, três épocas e meia, e pelos alemães do Borussia Dortmund, outras três temporadas.

No Basileia, que esta época é adversário do Sporting na Liga Europa, Frei conquistou desde 2009 três títulos consecutivos e na última temporada esteve em destaque na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O jogador ajudou a equipa a ser segunda classificada, no mesmo grupo do Benfica, que foi primeiro, e a surpreender o favorito Manchester United, que acabariam eliminados, atrás dos suíços.

Frei marcou dois dos três golos da equipa em Old Trafford (3-3) e voltou a marcar um golo na receção e vitória frente ao Manchester United (2-1).