A UEFA decidiu adiar o jogo entre os israelitas do Hapoel Kiryat Shmona FC e os espanhóis do Athletic Bilbao, da quinta jornada do grupo I da Liga Europa em futebol.

«O painel de emergência da UEFA reuniu-se hoje e decidiu adiar o jogo entre Hapoel Kiryat Shmona FC (Isarel) e Athletic Club (Espanha), que estava previsto para quinta-feira no Estádio Kiryat Eliezer, em Haifa, devido à situação tensa em matéria de segurança na região», refere a UEFA, em comunicado.

A informação do organismo europeu de futebol surge algumas horas após uma explosão de um autocarro em Telavive, da qual resultaram vários feridos, três dos quais em estado grave, e que um porta-voz do governo já disse tratar-se de um «ataque terrorista».

A UEFA refere ainda que uma nova data para o jogo será encontrada até ao final da semana.

O ataque surge enquanto a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, continuam em consultas em Israel e em Ramallah (Cisjordânia) para tentar travar as hostilidades entre Israel e o Hamas em Gaza.

Desde que Israel lançou da operação “Pilar Defensivo” contra grupos armados em território palestiniano, na quarta-feira, pelo menos 135 palestinianos foram mortos e cerca de um milhar ficaram feridos em ataques aéreos.

Cinco israelitas, incluindo um soldado, morreram devido ao lançamento de mísseis por palestinianos contra Israel.