O presidente do Athletic de Bilbau, Josu Urrutia, afirmou hoje, depois de a UEFA ter adiado o encontro da Liga Europa entre os bascos e os israelitas do Hapoel Kiryat Shmona, que «o mais importante era a segurança».

Em declarações no aeroporto de Bilbau, Josu Urrutia explicou que depois de várias insistências junto da embaixada de Espanha em Israel e com a UEFA, para que fosse garantida a segurança da comitiva do Bilbau, o atentado de hoje de manhã em Telavive acabou por ser determinante para o adiamento do jogo, previsto para quinta-feira.

«O atentado apanhou-nos aqui [no aeroporto] e segundo as noticias que estávamos a receber, não estavam garantidas as condições mínimas de segurança para a realização do jogo», comentou o dirigente.

O presidente do clube espanhol garantiu ainda que irá entrar em contacto com a embaixada espanhola no sentido de obter informações sobre o estado dos adeptos bascos que já se encontravam em território israelita.

A UEFA ainda não anunciou uma nova data para o jogo (decisão que deverá ser conhecida no final da semana), mas Urrutia desvalorizou as consequências que isso poderá ter no calendário da equipa basca.

«O calendário é sempre muito apertado. Temos que entender este facto com naturalidade, como uma consequência de algo que não dependeu de nós. A segurança é o mais importante», insistiu.

O Atlethic de Bilbau ocupa atualmente a última posição do Grupo I da Liga Europa, com um ponto, não tendo já hipóteses de se qualificar para a fase seguinte da competição.