O Marítimo conseguiu esta quinta-feira o melhor resultado das equipas portugueses na noite europeia, ao empatar a um golo frente ao Newcastle, mas ainda assim está fora da Liga Europa, quando ainda falta um encontro para encerrar a fase de grupos.

Sem surpresa, foi o Newcastle quem desde os primeiros instantes tomou conta da iniciativa de jogo. Os magpies, impulsionados pelo público vibrante nas bancadas de St. James Park, chegavam com mais perigo à baliza madeirense, mas nem por isso os insulares se encolheram.

Com uma postura desinibida, o Marítimo surgiu solto em campo e com boa troca de bola deixava uma boa imagem em campo. Contudo, faltava à equipa maior acutilância no último terço do campo e numa saída em falso para o ataque, o Newcastle fez o primeiro:

Bem Arffa desmarcou Marveaux pela direita e à saída de Salin, o jogador do Newcastle colocou-lhe a bola por entre as pernas.

O Newcastle acomodou-se ao jogo e o Marítimo nunca pareceu capaz de pôr realmente em perigo a vitória inglesa. Mas o quadro mudou de figura no segundo tempo. Num primeiro sinal de perigo, Danilo, num bom contra-ataque, obrigou Krul a defesa apertada para canto.

Seria uma amostra do que estava para vir, já que a 10 minutos do final Fidelis restabeleceu mesmo o empate, numa altura em que o Marítimo já merecia mais: o jogador do Marítimo penetrou pelo centro da área inglesa e disparou forte e cruzado para o empate.

O Marítimo dominou até final do encontro, mas o empate prevaleceu até ao apito final. O empate a uma bola deixa o Marítimo sem possibilidades de apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, mas fica a boa imagem deixada pela equipa de Pedro Martins numa das catedrais do futebol inglês.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.