O Sporting foi esta quinta-feira eliminado da Liga Europa depois de perder no reduto do Basileia por 3-0, em jogo da quinta jornada da Liga Europa.

Os leões estavam obrigados a ganhar, mas ao invés disso, entraram apáticos, sem garra e a deixar jogar o Basileia, que cedo podia ter marcado, não fosse Rui Patrício, logo aos oito minutos.

Os suíços, que entraram para esta jornada na terceira posição, viram as 'abébias' dadas pelos jogadores do Sporting e tanto tentaram que conseguiram. Aos 23 minutos, Schär - quase homónino de Schaars, o que pedia o milagre - não se fez rogado e fez o seu primeiro golo.

Durante o resto da primeira parte, o Sporting não foi capaz de imprimir outra energia, quase como se o resultado fosse favorável. Antes do golo dos suíços, o Genk até 'ajudou' os leões, ao marcar na Hungria. Mas mesmo assim, o leão não dava sinais de vida. Só aos 38', Wolfswinkel conseguiu pegar na bola e rematar, mas Sommer opôs-se bem. E os helvéticos não sairam para o intervalo a ganhar por 2-0 porque Fabian Frei falhou um golo certo, fazendo a bola 'tirar tinta' ao poste de Patrício.

A segunda parte chegou sem que nada mudasse. O Basileia até baixou o ritmo ligeiramente e Cabral, aos 58', deu uma ajuda, ao ver o segundo amarelo e a ir mais cedo tomar banho. Se se pensou que isso poderia ser um elemento favorável, é melhor repensar. É que foi o Basileia a tirar proveito.

Primeiro Stocker, aos 66',  aproveitou da melhor forma um mau corte de Cédric. Se a vida se complicou, pior ficou aos 70', quando Degen sentenciou o encontro, num golo de contra-ataque.

Há mais de 30 anos que os leões não perdiam frente a equipas suíças. O leão sai sem glória da prova onde na época passada brilhou, ao eliminar o colosso Manchester City e ao conseguir chegar às meias-finais da competição.