Portugal vai ter apenas duas equipas na fase a eliminar das taças europeias de futebol (Benfica e FC Porto) esta temporada, ao somar quatro eliminações na fase de grupos, contra apenas cinco registadas no total das últimas oito temporadas.

Desde que, a partir de 2004/2005, as duas competições europeias passaram a ter fase de grupos, Portugal, que havia colocado pela primeira vez seis equipas nesta fase, bateu o recorde de eliminações: apenas tinham acontecido cinco, em 30 presenças, e só em 2005/2006 se havia registado mais do que uma.

Há sete anos, numa época em que o Benfica chegou aos “quartos” da “Champions”, o FC Porto foi quarto do Grupo H da Liga dos Campeões e, na Taça UEFA, o Vitória de Guimarães, na sua única presença numa fase de grupos, também foi último do Grupo H, no seu caso atrás de Sevilha, Zenit, Bolton e Besiktas.

De resto, o futebol luso nunca havia perdido mais do que uma equipa: logrou o pleno de apuramentos em 2004/2005 (três representes na fase de grupos) e em 2007/2008 e nas duas últimas épocas (quatro) e perdeu uma equipa em 2006/2007 (Sporting), 2008/2009 (Benfica) e 2009/2010 (Nacional).

Agora, a uma jornada do final da fase de grupos de 2012/2013, o FC Porto (Liga dos Campeões) e o Benfica (na pior das hipóteses na Liga Europa) já garantiram que vão continuar em competição, enquanto Sporting de Braga, Académica, Marítimo e Sporting estão eliminados.

A primeira equipa lusa a cair foi o Sporting de Braga, que depois de ter prometido muito, ao eliminar a Udinese no “play-off”, apenas venceu um de cinco encontros no Grupo H, sofrendo dois desaires face a Manchester United e Cluj.

O “onze” de José Peseiro esteve a vencer os ingleses em casa (1-0) e em Old Trafford (2-0), mas não segurou os resultados e, face aos romenos, perdeu os dois jogos por dois golos (0-2 em casa e 1-3 fora), pelo que de nada serviu o triunfo no reduto do Galatasaray (2-0).

Pior ainda, bem pior, foi o percurso do Sporting, que depois de deixar pelo caminho o Horsens no “play-off” de acesso à Liga Europa (1-1 fora e 5-0 em casa), não logrou um único triunfo no Grupo G (dois empates e três derrotas, com 2-9 em golos).

Uma época depois de ter chegado às meias-finais, o conjunto “leonino” colocou um ponto final em cinco épocas consecutivas a ultrapassar a fase de grupos, sendo que, a última eliminação, em 2006/2007, aconteceu num grupo teoricamente muito difícil, com Bayern Munique, Inter de Milão e Spartak de Moscovo.

Desta vez, o Sporting, comandado por Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz e, agora, o belga Franky Vercauteren, só precisou de cinco jornadas para dizer o adeus à Europa, perante os bem mais modestos Genk, Basileia e Videoton.

Por seu lado, a Académica, de regresso à Europa 41 anos depois, e o Marítimo conseguiram alguns resultados interessantes na estreia em fase de grupos, mas também já estão, no seu caso sem grande surpresa, afastados dos 16 avos de final da Liga Europa.

Os “estudantes” conseguiram mesmo bater por 2-0 o campeão em título Atlético de Madrid, que chegou a Coimbra com 15 triunfos consecutivos na prova, enquanto o Marítimo somou três empates, um deles quinta-feira, no reduto do Newcastle (1-1).

Apesar das quatro eliminações, Portugal ainda terá duas equipas na fase eliminar, sendo que, em contraciclo, o FC Porto é, após cinco jornadas, a melhor equipa da fase de grupos da “Champions”, com 13 pontos (quatro vitórias e um empate).

O “onze” de Vítor Pereira, que se qualificou após quatro jornadas, só cedeu pontos em Kiev (0-0), mas, apesar disso, ainda não assegurou a vitória no Grupo A, já que o Paris Saint-Germain, que o FC Porto visita a 04 de dezembro, depois de ter ganho em casa por 1-0, soma 10 pontos.

Por seu lado, o Benfica já assegurou a continuidade na Europa, mas precisa de somar o mesmo número de pontos do Celtic na última ronda para seguir para os oitavos de final da Liga dos Campeões, caso contrário “tomba” para a Liga Europa.

A 05 de dezembro, os “encarnados” jogam no reduto do FC Barcelona, já apurado e vencedor do Grupo G, enquanto os escoceses, que somam os mesmos sete pontos dos “encarnados”, recebem os já eliminados russos do Spartak de Moscovo.