A justiça croata condenou hoje oito adeptos do Dínamo Zagreb a penas até dois anos e meio de prisão por terem atacado um autocarro que transportava seguidores do PAOK Salónica antes de um jogo da Liga Europa de futebol.

Quatro adeptos gregos ficaram feridos no ataque, ocorrido em dezembro de 2010, na capital croata.
Os juízes de um tribunal de Zagreb classificaram os factos como um «exemplo clássico de hooliganismo» e um «ato selvagem», informou a agência local HINA.

As oito pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos, foram condenadas por terem atirado pedras a um autocarro, escoltado pela polícia, que transportava uma delegação de cerca de 40 gregos desde o aeroporto.

Depois de terem partido os vidros, os atacantes, acompanhados de uma trintena de outros hooligans não identificados, lançaram tochas para o interior do veículo, provocando um incêndio.

Um nono adepto do Dínamo Zagreb, equipa que é adversária do FC Porto no Grupo A da Liga dos Campeões, foi ilibado por falta de provas.

Conhecidos como “Bad Blue Boys”, os adeptos do clube croata são conhecidos pelo seu comportamento violento.

Em novembro, mais de uma centena foi detida em Paris, depois de incidentes com fãs do Paris Saint-Germain nas ruas da cidade, antes do jogo da Liga dos Campeões entre as duas equipas.

Três adeptos foram então condenados pela justiça francesa a quatro meses de prisão por participação nos incidentes.