As equipas portuguesas presentes na Liga Europa despedem-se quinta-feira das competições europeias de futebol, na derradeira jornada da fase de grupos, decisiva para as nove equipas que perseguem os últimos cinco “bilhetes” para os 16 avos de final.

Liverpool, Young Boys (grupo A), Steaua Bucareste, Estugarda, Copenhaga (grupo E), Basileia, Videoton (grupo G, do qual o Sporting é “lanterna vermelha”), Tottenham e Panathinaikos (J) são os únicos clubes com o futuro ainda por definir na competição.

Os três representantes portugueses – Académica, Marítimo e Sporting – já têm o destino traçado, mas pelos piores motivos: serão todos eliminados da prova, depois de, até hoje, apenas terem conquistado uma vitória em 15 jogos, obtida pelos “estudantes”, precisamente sobre o detentor do troféu, o Atlético de Madrid (2-0).

Se a Liga Europa ainda for disputada por equipas lusas esta época será também por razões pouco recomendáveis, pois significará que o Benfica - obrigado a fazer em Barcelona, na quarta-feira, o mesmo resultado que o Celtic de Glasgow fizer na receção ao Spartak de Moscovo – foi relegado da Liga dos Campeões para a segunda prova europeia de clubes.

No grupo A, liderado pelo surpreendente Anzhi (já apurado), o Liverpool qualifica-se em caso de vitória sobre a Udinese, mas o empate pode ser suficiente, desde que o Young Boys não vença Anzhi. No entanto, caso os ingleses percam em Itália, a equipa suíça segue em frente, por ter vantagem num confronto direto a três, com o Liverpool e a Udinese.

A situação é mais confusa na “poule” E, pois tanto o líder Steaua Bucareste, como o Estugarda (segundo colocado) e o Copenhaga (terceiro) podem seguir em frente, com os romenos em posição privilegiada, pois apuram-se com uma vitória ou empate em Copenhaga, ou se perderem pela diferença de um golo, desde que não seja por 1-0 (o resultado pelo qual venceu os dinamarqueses em casa).

O Estugarda qualifica-se com um triunfo na receção ao Molde, já eliminado, ou simplesmente se o Copenhaga não conseguir impor-se ao Steaua, enquanto os dinamarqueses apuram-se se ganharem em casa aos romenos por 1-0 ou por uma diferença de dois ou mais golos. Se ganhar por um golo de diferença, desde que não seja 1-0, precisa que o Estugarda empate ou perca.

O Sporting está condenado ao último lugar do agrupamento G, liderado pelo Genk, mas Basileia e Videoton, treinado por Paulo Sousa, têm muito em jogo na sexta e última ronda: aos suíços basta um empate na Bélgica, graças à vantagem no confronto direto com o Videoton, ao passo que os húngaros precisam de vencer em Alvalade e esperar que o Basileia perca.

O Tottenham, treinado pelo português André Villas-Boas, está em posição muito favorável para se juntar à já apurada Lazio no grupo J, bastando-lhe um empate na receção ao Panathinaikos, ao contrário da equipa grega, que só prossegue na prova com um triunfo em White Hart Lane.

Académica e Marítimo procuram despedir-se das competições europeias desta época com um triunfo, sobre o Hapoel Telavive e o Club Brugge, respetivamente, que só para a equipa de Coimbra não será uma novidade, pois impôs a única derrota que o campeão Atlético de Madrid sofreu nesta edição da Liga Europa.