Em 1994, Abel Xavier estava apenas no início da carreira quando participou no memorável 4-4 do Benfica em Leverkusen. Hoje (18h00), já retirado do futebol, será somente um espectador atento da reedição desse jogo nos 1/16 avos de final da Liga Europa.

Sem ser saudosista, Abel Xavier já não encontra muitas semelhanças entre o Benfica de 1994 e o que hoje visita o Bayer Leverkusen. «O único ponto de ligação são os adeptos. Nem o Estádio da Luz é o mesmo. Tem tudo a ver com a ilusão e o sonho dos adeptos. É lógico que um clube da grandeza do Benfica tem de ter a ambição de lutar por uma competição europeia. Houve muitos erros de gestão durante anos. Entrou entretanto uma estrutura nova que levou o Benfica a credibilizar-se, mas não há nenhuma referência como a do passado», salienta o ex-jogador, atualmente com 40 anos, em entrevista ao SAPO Desporto.

O Benfica caiu da Champions para a Liga Europa, mas a “mudança de cenário” não deve afetar a ambição da equipa de Jorge Jesus. «O Benfica tem exibido maturidade e o crescimento da equipa leva-me a pensar que está à altura deste Bayer Leverkusen. O clube tem de consolidar este projeto não só a nível nacional, mas também com expressão internacional. Apesar de a prioridade ser o campeonato, o Benfica não deve descurar a Liga Europa».

Porém, do outro lado está o terceiro classificado da Bundesliga e uma das equipas mais temíveis da Alemanha. Algo que Abel Xavier faz questão de relembrar, com um especial elogio para o treinador Sami Hyypia, seu antigo colega no Liverpool.

«Hyypia era um exemplo de rigor e disciplina enquanto jogador e não tenho dúvidas de que vai ser um dos grandes treinadores da nova geração. O trabalho dele não é uma surpresa para mim. Passei momentos agradáveis no Liverpool e espero ter oportunidade de falar com ele na segunda mão, em Lisboa», frisa.

Apesar de louvar o Bayer, Abel Xavier considera haver potencial na Luz para sonhar com voos mais altos a nível europeu. «Jorge Jesus é um treinador sábio e pode preparar agora uma equipa de maior contenção para ter na segunda mão o Benfica forte e dominador que gosta de apresentar».

Manifestando a sua vontade de marcar presença no jogo da Luz, a 21 de fevereiro, Abel Xavier recusa avançar com um prognóstico para o jogo desta quinta-feira (18h00). «Há tanta coisa imprevisível… Ainda assim, penso que o facto de o Benfica jogar a segunda mão na Luz coloca-o numa posição mais favorável», conclui.