O Zenit de São Petersburgo venceu, esta quinta-feira, o Liverpool por 2-0, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, disputado no Estádio Petrovskij. Hulk (69') e Semak (72') foram os autores dos golos russos.
Com o internacional português Luís Neto, recentemente contratado ao Siena, a titular no centro da defesa, o Zenit de São Petersburgo alinhou ainda com Danny, Witsel e Hulk.
O encontro na Rússia começou com uma oportunidade de golo para o Liverpool, por intermédio do uruguaio Luis Suarez. Na resposta, Hulk tentou a sua sorte mas o espanhol Pep Reina a evitar o primeiro golo da partida.
Durante a primeira, que correu a bom ritmo, houve ainda mais duas oportunidades de golo para cada equipa, mas o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo apitou para o intervalo com o marcador a mostrar 0-0.
No início da etapa complementar, o Liverpool foi a equipa mais perigosa, com Johnson (49') e Suarez (60') a serem os jogadores mais intervenientes da formação inglesa, comandada por  Brendan Rodgers.
Mas as vitórias no futebol não são feitas dos perigos que as equipas criam mas sim dos golos marcados. E o Zenit conseguiu fazê-lo. Perto dos 70 minutos, no espaço de três minutos, a equipa russa marcou os dois golos da vitória. Primeiro foi o ex-jogador do FC Porto Hulk numa jogada ao seu jeito a enviar uma bomba para a baliza dos Reds e Semak a selar o resultado em 2-0.
Em desvantagem, o técnico dos Reds mexeu na equipa, fazendo entrar Lucas Leiva e retirando do campo Sterling, numa altura em que ia tendo mais posse de bola, mas sem conseguir chegar perto da baliza russa.
O juiz espanhol apitou para o final do encontro e o Liverpool tem a tarefa difícil de dar a volta ao resultado perante o seu fervoroso público.
A segunda mão deste desafio está agendada para a próxima quinta-feira, dia 18, em Anfield Road.