O Tottenham venceu, esta quinta-feira, o Lyon por 2-1, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, disputado em White Hart Lane, em Londres. Gareth Bale marcou os dois golos dos Spurs, ambos em tempo de compensação, um na primeira parte outro na segunda.
No encontro que contou com a arbitragem do português Pedro Proença, a primeira parte foi repartida, mas com os Spurs a tentarem impor mais o seu domínio.
Mesmo antes do intervalo, o Tottenham de André Villas-Boas conseguiu marcar por intermédio do suspeito do costume, Gareth Bale. Na marcação de um livre direto, o galês desferiu um remate forte, com muito efeito, que enganou Vercoutre. Antes de entrar, a bola ainda bateu no relvado, complicando a defesa ao guardião da formação francesa.
No segundo tempo, aos 55 minutos, Samuel Umtiti aproveitou um mau alívio da defesa inglesa e rematou em força, com o pé esquerdo, como se fosse um "míssil teledirigido", deixando o veterano Friedel colado ao chão.
Com dois grandes golos marcados em White Hart Lane, as duas equipas não conseguiram mexer no marcador até ao final dos 90 minutos.
Dois minutos depois dos 90, Pedro Proença assinalou falta perto da área do Lyon e Gareth Bale voltou a ser o responsável pela marcação. O médio galês bateu e a bola só terminou no fundo da baliza da baliza francesa, para o delírio dos adeptos da casa. Bale volta a ser o homem das vitórias da equipa de André Villas-Boas.
A segunda mão desta eliminatória está agendada para a próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro, no Stade de Gerland.