O Atlético de Madrid, detentor do título, deixou-se esta quinta-feira surpreender e ficou em situação complicada para seguir em frente na Liga Europa de futebol, ao perder em casa com os russos do Rubin Kazan.

Numa ronda em que se realça a vitória (1-0) do Benfica em casa dos alemães do Bayer Leverkusen - 19 anos depois os "encarnados" voltam a sair satisfeitos daquele estádio germânico -, os italianos do Nápoles, que estrearam o defesa central porutuguês Rolando, foram surpreendidos em casa pelos checos do Viktoria Plzon por 3-0.

Além do estatuto de campeã, a equipa espanhola surgiu nestes 16 avos de final da prova depois de ter vencido o seu grupo - onde constava a Académica - com facilidade e era clara favorita diante da equipa russa.

A surpresa começou a escrever-se bem cedo, quando o Kazan se adiantou no marcador logo aos seis minutos, por Gokdeniz Karadeniz, mas os madrilenos dispuseram de tempo e de mais um homem devido à expulsão de um contrário em cima do intervalo para poderem virar o resultado. Não o conseguiram, e o Kazan ampliou mesmo em cima do apito final, num lance de contra-ataque, em que a baliza madrilena estava deserta e Orbaiz não perdoou, fazendo o 2-0 final.

Em Nápoles, Rolando estreou-se como titular e atuou os 90 minutos, mas não conseguiu evitar uma derrota pesada em casa com o Plzen, formação que parte para a segunda mão confortada com os golos anotados por Darida (30), Rajtoral (79) e Tecl (90)

Dos restantes embates, poucas surpresas, sendo de realçar a vitória arrancada a "ferros" pelo Tottenham de André Villas Boas na receção ao Lyon, por 2-1.

O galês Gareth Bale, em cima do intervalo, colocou os ingleses em vantagem através de uma "bomba" num livre, mas os gauleses responderam igualmente "à bomba", com um "tiro" cruzado de Umtiti. Já numa altura em que o empate era o resultado esperado, nova "bomba", novamente de livre, de Gareth Bale, permite à equipa inglesa ir em ligeira vantagem para a segunda mão.

Dos restantes lusos em ação, novo destaque negativo para Raúl Meireles, que esteve apenas quatro minutos em campo pelo Fenerbahce no jogo em casa dos bielorrussos do BATE Borisov, sendo expulso por agressão. Apesar de muito cedo com menos um elemento em campo, o Fenerbahce resistiu e conseguiu levar o nulo (0-0) para a sua casa, num jogo em que ter´+a de realizar à porta fechada devido a castigo da UEFA.

Melhor estiveram os russos do Zenit São Petersburgo e de Danny e Luís Neto, que hoje recebeu e bateu o Liverpool, no que foi o primeiro embate de sempre entre as duas equipas - por 2-0. Danny jogou até aos 54 minutos, mas foi Hulk, um ex-jogador do FC Porto, com um potente remate à entrada da área, a inaugurar o marcador, ampliado por Semak, aos 72.

O Hannover de Sérgio Pinto saiu da Rússia também derrotado, por 3-1 pelo Anzhi, enquanto o Olympiakos de Paulo Machado saiu igualmente com uma pesada derrota de Espanha, ao perder com o Levante por 3-0.

A segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa está agendada para a próxima quinta-feira (21 de fevereiro).