Quatro adeptos portugueses foram detidos na Alemanha, e depois libertados sob caução, durante o jogo de quinta-feira entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol.

De acordo com um comunicado do comando metropolitano da PSP de Lisboa, «os quatro adeptos portugueses, todos do sexo masculino e com idades compreendidas entre os 17 e os 29 anos” foram detidos “pela deflagração de engenhos pirotécnicos».

«Os detidos foram de imediato presentes ao magistrado do Ministério Público daquela cidade alemã [Colónia], tendo-lhes sido imposto o pagamento de cauções para serem libertados e regressarem a território nacional, o que sucedeu», acrescenta o documento.

Segundo a PSP, os processos criminais irão continuar a decorrer na Alemanha, sendo os implicados notificados da decisão judicial final.

A força policial refere que a Unidade Metropolitana de Informações Policiais do comando metropolitano da PSP colaborou na detenção, efetuada pelo Departamento Federal de Colónia da Polícia Alemã.

«Esta parceria foi facilitada pelo facto de um dos elementos da PSP que se deslocou à Alemanha dominar aquele idioma», refere o comunicado.

O Benfica venceu quinta-feira o Bayer Leverkusen por 1-0 em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, ao qual assistiram, segundo a PSP, cerca de quatro mil adeptos encarnados.