O Atlético de Madrid disse esta tarde adeus à Liga Europa, apesar da vitória na Rússia sobre o Rubin Kazan, por 0-1. O golo solitário de Radamel Falcao foi insuficiente para salvar os colchoneros da derrota por dois golos sofrida na partida da primeira mão destes 16 avos de final.

Num jogo disputado em Moscovo, a quatro mil quilómetros da 'casa' do Rubin, os campeões em título da segunda prova da UEFA cedo mostraram a sua vontade de reescrever a história desta eliminatória, encostando a formação russa "às cordas", com Falcao e Adrian Lopez a liderarem o ataque da equipa de Diego Simeone.

Os dez graus negativos não perturbaram os madrilenos e o pressing só aliviou a partir dos 15 minutos. Aos 26' Eremenko obrigou Asenjo a uma defesa atenta, naquele que foi o primeiro lance de perigo (relativo) do Rubin.

Contudo, esse lance foi a exceção no domínio do Atlético. Ainda assim, a confiança e personalidade mostradas não se traduziam em golos, o que mais faltava ao detentor do título.

Na segunda parte, a pressa de chegar à baliza começou a toldar um pouco o raciocínio. Com mais coração do que cabeça, só aos 84 minutos é que o Atlético chegou ao golo. Falcao, sempre ele, desviou para a baliza um excelente cruzamento de Adrian Lopez, que deixou vários adversários pelo caminho. A motivação e o suspense cresceram ainda mais com a expulsão de Cesar Navas na equipa russa aos 89', mas o resultado não mais se alterou.

O Atlético de Madrid despediu-se assim de forma precoce da 'sua' competição - venceu duas das três edições - nos 16 avos de final, enquanto o Rubin Kazan segue surpreendentemente para os oitavos de final.