O Benfica recebe quinta-feira o Bordéus, “afundado” no 10.º lugar do campeonato francês, em embate da primeira “mão” dos “oitavos” da Liga Europa.

Apesar de estar focado na conquista da I Liga, o “onze” de Jorge Jesus surge como favorito na eliminatória, a segunda entre os dois clubes, após o sucesso dos Girondinos na segunda ronda da Taça das Taças de 1986/87.

Os “encarnados” não vão surgir, porém, na máxima força, porque o “trinco” sérvio Nemanja Matic está castigado para o primeiro jogo e também porque o técnico “encarnado” vai, de certeza, poupar alguns jogadores, tendo em conta a prioridade estabelecida.

Ainda assim, o Benfica, também com poupanças, foi capaz de eliminar o Bayer Leverkusen (terceiro no campeonato alemão), com dois triunfos, por 1-0 na Alemanha (golo de Cardozo) e por 2-1 na Luz (tentos de Ola John e Matic).

Por seu lado, e apesar do mau momento interno (segue a nove pontos dos lugares europeus), o Bordéus foi capaz de afastar o Dínamo de Kiev (1-1 fora e 1-0 em casa), depois de ter ganho o Grupo D, à frente de Newcastle, Marítimo (ganhou 1-0 em casa e empatou 1-1 nos Barreiros) e Club Brugge.

Ainda assim, o Benfica parece ser o principal candidato a seguir em frente, numa época em que só perdeu dois encontros, ambos para a Liga dos Campeões: 0-2 com o FC Barcelona (02 de outubro) e 1-2 no reduto do Spartak de Moscovo (23 de outubro).

Os “encarnados” estão, assim, invictos há mais de quatro meses, tendo, após o desaire em Moscovo, somado 23 vitórias e cinco empates, quatro deles fora – a exceção foi o 2-2 na Luz com o FC Porto, também invicto na I Liga portuguesa. Em casa e para a Liga Europa, a equipa de Jesus conta com 11 vitórias e apenas um empate.