O Benfica apresenta-se em Bordéus, na quinta-feira (20h05), para disputar a segunda mão dos “oitavos” da Liga Europa de futebol, com apenas um golo de vantagem, mas com grande confiança ofensiva, após “ensaio” goleador no campeonato nacional.

A equipa de Jorge Jesus, líder da I Liga portuguesa, encontra-se numa fase consistente e de eficácia ofensiva, conforme comprovou no domingo, no Estádio da Luz, onde venceu o Gil Vicente por 5-0.

Ao contrário, o conjunto orientado por Francis Gillot, no nono lugar da liga francesa, conseguiu uma vitória suada na receção ao Bastia (14.º), depois de quatro derrotas consecutivas na prova.

É verdade que o golo de Rodrigo ('a meias' com o guarda-redes Cédric Carrasso) confere uma vantagem curta, mas os níveis exibicionais das duas equipas estão longe de ser parecidos.

O peso e experiência do atual Benfica poderão ser suficientes para evitar uma segunda eliminação europeia às mãos do Bordéus (a primeira foi em 86/87, para a Taça das Taças), se o mesmo se refletir em campo.

A ausência de Luisão, a confirmar-se, será um facto relevante, tendo em conta que os franceses irão pressionar ofensivamente, pois estão obrigados a marcar golos.

A estatística, embora relativa, diz, por outro lado, que os franceses não perdem em casa, para as competições europeias, há 13 jogos consecutivos. Por seu lado, e no mesmo cenário competitivo, o Benfica está invicto há seis jogos e não sofreu qualquer golo nos últimos dois que disputou em terreno alheio.

Relativamente aos restantes embates da Liga Europa, destaque para o Tottenham, de André Vilas-Boas, que se desloca a Milão com uma vantagem de três golos sem resposta sobre o Inter, ao contrário dos também italianos da Lazio, que venceram no terreno dos alemães do Estugarda, por 2-0.

Tarefa difícil espera os russos do Zenit, no qual alinham os internacionais portugueses Bruno Alves, Danny e Neto (castigado), colegas de Hulk (ex-FC Porto), que estão obrigados a recuperar do 2-0 sofrido no terreno do Basileia.

Também o Chelsea (campeão europeu em título) tem na agenda uma derrota para “compor”, pois leva para Londres a tarefa de contrariar o 1-0 sofrido em Bucareste, frente ao Steaua.