O Benfica respondeu hoje ao empate do Paris Saint-Germain (2-2 face ao FC Barcelona) com um triunfo caseiro face ao Newcastle (3-1), permitindo a Portugal aproximar-se do quinto lugar do “ranking” da UEFA, na posse da França.
Os gauleses somam 58,833 pontos, contra 58,334 dos clubes lusos, sendo que o apuramento dos “encarnados”, na Liga Europa, e a eliminação dos parisienses, na Liga dos Campeões, poderá ditar a inversão de posições na tabela a cinco anos, que dita o apuramento para as taças europeias de 2014/2015.
O quinto e o sexto lugar do “ranking” da UEFA, no final da presente temporada, valem ambos dois lugares diretos na Liga dos Campeões em 2014/15, mais um terceiro numa pré-eliminatória, sendo que o clube do país quinto colocado começa uma ronda depois.
Em termos de clubes, o Benfica ascendeu do 12.º ao 11.º posto do “ranking”, ultrapassando o já eliminado Lyon e ficando mais perto de garantir um lugar no “Pote 1” da próxima edição da Liga dos Campeões, na qual já garantiu um lugar na fase de grupos.
Os “encarnados” aproximaram-se também do Atlético de Madrid, igualmente já afastado da Europa, que podem ultrapassar em caso de apuramento para as meias-finais da Liga Europa.
O FC Porto, afastado pelo Málaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões (1-0 em casa e 0-2 fora), segue no oitavo posto e tem quase certa a manutenção do estatuto de cabeça de série, que já ostentou na presente temporada.
No que respeita a 2012/2013, Portugal é sexto, atrás de Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália e França, também os países que o precedem na tabela a cinco anos.
Por seu lado, o Benfica subiu do 12.º para o oitavo posto, ultrapassando, entre outros o FC Porto (agora 10.º), sendo o primeiro entre os clubes a disputar a Liga Europa, prova em que somou hoje o quinto triunfo, em outros tantos jogos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.