Na antevisão para o jogo desta noite, Hélder Cristóvão prevê que a estratégia dos “magpies” deve passar por tentar levar a decisão da eliminatória para St. James Park sem sofrer golos frente ao um Benfica «favorito, claramente».

«É um jogo em que o Benfica é favorito, claramente. O Newcastle é uma equipa neste momento muito debilitada, com muitas ausências devido às lesões no plantel. É uma competição diferente, não tem nada a ver com a Premier League, mas eu creio que o Newcastle vai essencialmente defender o 0-0 e tentar levar o jogo para a segunda volta e lá, em St. James Park, com o apoio do público e com algum jogador recuperado tentar resolver a eliminatória», começou por dizer o antigo capitão do Benfica.

«É um jogo que vai requerer alguma paciência. O Newcastle vai jogar num bloco baixo, baixíssimo até, um 4x5x1 com cinco médios a povoar muito a zona do meio-campo, um homem só na frente, deve ser o Cissé, apostar muito no futebol direto, lances de estratégias bolas paradas, um canto ou um livre e vamos ter o Benfica o resto do tempo em ataque continuado mas sabendo que vai ter uma defesa posicional muito forte e tem de haver muitos movimentos e muitas penetrações, não vejo este jogo de outra forma», acrescentou o treinador de futebol.

Na véspera do jogo com o Newcastle, Jorge Jesus confirmou a presença de Matic nos convocados e a ausência de Salvio. Hélder realça a importância do médio sérvio nas manobras da equipa encarnada e o leque de opções para as “asas” nos flancos.

«O Matic é muito importante para a dinâmica do Benfica, quer no processo ofensivo quer no processo defensivo, que ele já faz as duas coisas na perfeição. Com o seu jogo mais vertical consegue soltar linhas e pôr a equipa a jogar mais para a frente. O Salvio tem sido importante mais no campeonato, na Liga Europa não tem sido muito utilizado, portanto não será uma baixa tão acentuada. Tanto o Ola John como o Gaitán podem perfeitamente fazer o lugar. O Benfica em termos de extremos tem muita qualidade», afirmou o técnico.

Sobre a atual situação do Newcastle, Hélder considerou que os grandes investimentos feitos no passado recente neste clube histórico inglês não têm apresentado os devidos frutos.

«O Newcastle precisa de cimentar o seu lugar na Premier League outra vez. Agora é jogar para estar na Liga Europa e lutar pelos lugares cimeiros, o que já está muito difícil esta época acontecer. O Newcastle é uma equipa com muito dinheiro, muito poderosa do ponto de vista financeiro mas por vezes isso não significa mais opções. Esta política de contratações deste ano veio a provar isso mesmo. Investiu-se muito dinheiro e os resultados não estão à vista», afirmou Hélder ao SAPO Desporto.

Em relação à quantidade de jogadores franceses no plantel do Newcastle, o antigo jogador dos “magpies” lembrou que no tempo de Bobby Robson não havia tanto peso gaulês no balneário e que o clube de St. James Park ainda espera pelo sucessor de David Ginola.

«O Newcastle sempre foi conhecido por ter jogadores franceses. Desde o tempo do Ginola que esperam que saia dali uma pérola e não tem saído. O Ben Arfa talvez seja o jogador que mais se pode aproximar daquilo que eles estariam à espera em termos de qualidade de um jogador francês, mas já no meu tempo tinham lá dois, três, jogadores franceses. Neste momento não marcam a diferença no plantel, tirando o Cabaye, que joga muito bem. De resto os outros são jogadores muito físicos, muito valorizados no mercado francês e depois chegam a Inglaterra e não conseguem afirmar-se porque o jogador francês tem uma mentalidade muito própria. Quando é contratado e vai como estrela nem sempre funciona», partilhou Hélder ao SAPO Desporto.