O Tottenham e o Basileia empataram esta quinta-feira a dois golos em jogo da primeira-mão dos quartos de final da Liga Europa.

Os suíços ‘surpreenderam’ em Inglaterra, impondo-se perante uma das equipas favoritas a vencer esta prova, mas que teve em muitos dos seus jogadores, nomeadamente em Bale, uma noite desinsipirada.

Na primeira parte, o Basileia não se intimidou em White Hart Lane e só não foi para intervalo a vencer por mais por falta de pontaria.
Mais ‘baralhado’ do que é costume, o Tottenham teve dificuldade em posicionar-se em campo, ainda que as primeiras ocasiões tenham pertencido à equipa de Villas-Boas. Aos 19 minutos, Bale, que raras vezes falha, tirou mal as medidas e rematou ao lado e depois foi Naughton (26’) a rematar forte de fora da área, uma bola com selo de golo. Valeu ao Basileia um toque imperial de Dragovic a desviar a bola para canto.

A partir da meia-hora, o Basileia, já até este momento atrevido, viu os seus intentos materializados por Stocker e Fabian Frei. O primeiro iniciou uma boa jogada individual, serviu Steller que rematou ao poste e na recarga não falhou. Depois foi Frei, após um canto de Stocker a desviar na defesa inglesa e a sobrar para a cabeça do avançado helvético.

O drama dos spurs poderia ter ficado ainda mais negro se aos 37’ Stocker, que esteve em grande esta noite, tivesse medido melhor. De frente para Friedel, o suíço rematou ligeiramente ao lado.

Beneficiando de uma atrapalhação da defesa do Basileia, o Tottenham acabou por chegar ao golo. A bola ressaltou várias vezes na grande área, Adebayor falhou um primeiro remate, mas no segundo ressalto meteu a bola dentro das redes para o 1-2 (40’).

A segunda parte abriu como, praticamente, fechou a primeira, ou seja, com um golo inglês. Aos 58’, grande jogada individual de Sigurdsson, depois de servido na esquerda, a vir para o meio e com um pontapé fortíssimo de fora da área empatou o encontro.

O Basileia na resposta desperdiçou uma bela ocasião para voltar para a frente do marcador, com o egípcio Salah, isolado na área, a rematar ao lado.

Já em tempo de descontos, Gareth Bale, uma das pedras basilares no jogo de André Villas-Boas, saiu lesionado.

Os quatro golos acabam por ser mais expressivos do que o próprio jogo, com as equipas a mostrarem bastante eficácia. Os spurs acabam por ter a sorte do jogo, já que o Basileia foi a equipa mais dominante durante todo o encontro.

O Basileia deixou boas indicações e mostrou que não é por acaso que está entre as oito melhores equipas da competição. Na segunda mão, na próxima semana, em Basileia, onde tudo se vai decidir, os helvéticos levam na bagagem uma boa vantagem.