O ex-defesa central brasileiro do Benfica, Emerson Thome, mais conhecido em Portugal pelo nome de Paredão, fez a antevisão do jogo desta noite, no estádio da Luz, com os ingleses do Newcastle.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o antigo jogador do Sunderland (rival histórico do Newcastle) analisou o adversário da equipa portuguesa nos quartos-de-final da Liga Europa.

«O Newcastle não consegue fazer o equilíbrio entre as duas competições. O Newcastle está a fazer uma excelente Liga Europa, tem eliminado alguns adversários de maior dimensão e de maior poder financeiro, mas em termos de campeonato inglês têm tido algumas dificuldades de fazer o equilíbrio (atualmente estão em risco de descer). Acredito que eles fizeram uma aposta forte na Liga Europa este ano na missão de chegar o mais longe possível e já estão nos quartos-de-final e agora vão defrontar um grande adversário que é o Benfica, mas tem vindo a dececionar no campeonato. É verdade que o campeonato inglês é muito cansativo. É um campeonato que exige demasiado dos jogadores a nível físico e tem-se vindo a notar ao longa da competição», começou por dizer Paredão sobre os “Magpies”, uma espécie de pombo preto e branco que curiosamente dá a alcunha ao Newcastle.

Questionado sobre o Benfica, o observador do Everton realçou que o poder de fogo das “águias” tem pouca comparação no futebol europeu.

«São poucas as equipas na Europa neste momento que têm o poder de fogo do Benfica. Acho que o Benfica tem ali, além do poder individual dos jogadores da fase ofensiva, um leque de opções bastante variado, o que não é normal encontrar na generalidade do futebol europeu. Só as grandes equipas têm essa capacidade de ter um plantel e as opções que o Benfica dispõe neste momento», apontou Paredão.

Apesar da má classificação no campeonato inglês, o histórico Newcastle chegou a esta fase da competição da Liga Europa sem marcar muitos golos mas sofrendo muitos outros tentos no campeonato inglês. Na opinião de Paredão, ex-defesa central, a equipa de Jorge Jesus poderá explorar algumas fragilidades no centro da defesa do Newcastle,

«São poucas as equipas que conseguem confrontar o poder ofensivo do Benfica. Pelo que tenho observado do Newcastle acho que têm um meio-campo muito forte, uma linha ofensiva muito forte mas em termos defensivos, principalmente no miolo defensivo, o Newcastle vai sentir dificuldades. Acho que a zona central da defesa do Newcastle é, como se costuma dizer em Inglaterra, o “weakest link”», afirmou ao SAPO Desporto o observador do Everton.

Questionado sobre uma possível goleada na Luz, Paredão remete a resposta para a eventual intensidade de jogo dos encarnados e adverte para o perigo do contra golpe do Newcastle.

«Goleada? Tudo é possível. Depende da forma como Benfica colocar-se perante o adversário. A forma como Benfica mostrar a intensidade do jogo acima de tudo. Se o Benfica levar o jogo a sério e demonstrar a intensidade que demonstrou agora frente ao Rio Ave a tendência é que o Benfica consiga chegar ao golo cedo. Se tiver a sorte do seu lado também. Mas se levar o jogo em banho-maria e jogar na expectativa do que vai acontecer a tendência é que o jogo tenha um resultado justo do género 1-0 ou 2-1 pois o Newcastle também tem poder de fogo e é uma equipa perigosa no contra-ataque e a sair em transições, e se o Benfica facilitar pode ser apanhado desprevenido», sentenciou o ex-jogador de 41 anos.