O Benfica vai saber hoje se defrontará os ingleses do Chelsea, os turcos do Fenerbahçe ou os suíços do Basileia nas meias-finais da Liga Europa em futebol, num sorteio marcado para Nyon, na Suíça.

A formação comandada por Jorge Jesus, que já havia estado na mesma fase há dois anos (então foi eliminada pelo Sporting de Braga), qualificou-se quinta-feira, ao empatar 1-1 em St. James Park, com os ingleses do Newcastle, após vencer por 3-1 na Luz.

O senegalês Papiss Cissé, que já havia marcado em Lisboa, onde os “encarnados” responderam com tentos de Rodrigo, Lima e Cardozo, voltou a faturar em Inglaterra, aos 71 minutos, com o argentino Salvio a empatar, já nos descontos (90+2).

Por seu lado, o Chelsea, que na época passada afastou o Benfica nos quartos de final da “Champions” (1-0 na Luz e 2-1 em Stamford Bidge), eliminou o Rubin Kazan, com um desaire por 3-2 na Rússia, depois de um triunfo caseiro por 3-1.

O Fenerbahçe eliminou os italianos da Lázio, com um empate a um num vazio Estádio Olímpico de Roma, após o 2-0 em casa, e o Basileia derrotou Tottenham, de André Villas-Boas, no desempate por penáltis (4-1), em casa, onde repetiu o 2-2 de Londres.

Os “encarnados” já encontraram uma vez os turcos, na primeira eliminatória da Taça dos Campeões de 1975/76, que ultrapassaram com um total de 7-1: 7-0 em casa, com três de Jordão e dois de Nené, e uma derrota por 1-0, com tudo resolvido, na segunda mão.

Quanto aos helvéticos, o Benfica defrontou-os na fase de grupos da Liga dos Campeões da época passada, tendo ganho na Suíça por 2-0 (golos de Bruno César e Cardozo) e empatado a um tento na Luz, com Rodrigo a marcar para os “encarnados”.

Os encontros das meias-finais realizam-se a 25 de abril e 02 de maio, enquanto a final está marcada para o Arena de Amesterdão, na Holanda, a 15 de maio.

Acompanhe o sorteio em direto