O Benfica procura hoje dar um passo importante rumo à sua primeira final europeia desde 1990, ao visitar o campo do Fenerbahçe, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa de futebol.

É no ambiente infernal de Istambul, onde nunca venceram, que os "encarnados" podem começar a construir o caminho para a nona final da sua história em provas do velho continente, sendo que a última aconteceu há 23 anos, quando a equipa portuguesa foi derrotada pelo AC Milan (1-0) na Taça dos Campeões Europeus.

O Benfica defronta o Fenerbahçe com "baixas" de peso: o defesa Luisão não viajou para a Turquia devido a problemas físicos enquanto o médio Enzo Perez está castigado, assim como André Almeida, que deixará de ser totalista em jogos da Liga Europa este temporada.

Por seu lado, o Fenerbahçe, que conta com o médio português Raul Meireles, está pela primeira vez nas meias-finais de uma competição europeia e aposta tudo nesta competição, numa altura em que está afastado da luta pelo título turco.

O encontro no Estádio Sukru Saracoglu está agendado para as 20h05 (22h05 horas de Istambul) e terá arbitragem do sérvio Milorad Mazic.

Na outra meia-final, à mesma hora, o Basileia, da Suíça, recebe os ingleses do Chelsea, atuais campeões europeus.