Parte da zona asiática de Istambul transformou-se hoje na "República de Fenerbahçe", em que milhares de pessoas saem à rua e vão para os empregos vestidos a rigor com a camisola e as cores do clube de futebol.

Já cedo pela manhã, nas proximidades do estádio Sukru Saracoglu, as ruas estavam praticamente pintadas de amarelo e azul, tantas eram as pessoas que envergavam a camisola principal do clube turco, dos 8 aos 80 anos de idade, assinalando que é dia de jogo.

Fenerbahçe e Benfica defrontam-se hoje, em Istambul, a partir das 22h05 (20h05 em Lisboa), na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Os adeptos denominam estes dias como o dia da República de Fenerbahçe e hoje, com a presença inédita nas meias-finais de uma competição europeia, o 25 de abril também é uma data histórica para esta "nação".

«Nunca estivemos nesta situação. Nunca estivemos tão perto de ganhar uma taça europeia. Estamos todos loucos com isto e queremos viver ao máximo», explicou à agência Lusa o adepto Serkan Cansoy, um dos poucos turcos nesta zona da cidade de Istambul que consegue «desenrascar-se» com a língua inglesa.

Este empregado de restaurante, de 26 anos, contou que os adeptos do Fenerbahçe «não querem saber se o adversário é o Benfica ou outro qualquer» e só pensam na sua equipa, nos seus jogadores e em vencer.

«Grande parte destas pessoas nem vai ao estádio. Vestem a camisola do Fenerbahçe e andam com ela vestida o dia todo, vão à escola com ela, vão trabalhar vestidos assim. É tradição», frisou.

Foi fácil comprovar as palavras de Serkan, já que em qualquer estabelecimento comercial havia alguém com a camisola do Fenerbahçe, como também empregados de bancos e escritórios.

O local de "culto" da República do Fenerbahçe é bem junto ao estádio, onde está situada uma estátua do médio brasileiro Alex, que defendeu as cores do clube turco entre 2004 e 2013 (joga atualmente, com 35 anos, no Coritiba).

É aí que os adeptos começam a fazer a festa antes dos encontros e onde até alguns se ajoelham perante a figura do futebolista brasileiro, como a rezar por uma vitória sobre o Benfica.

Por Alex ser canhoto e ter ficado conhecido por muitos golos com esse pé, a perna esquerda da estátua está repleta de rosas que os adeptos depositam, talvez à procura de sorte para o seu clube.