O Benfica perdeu por 1-0 frente ao Fenerbahçe na Turquia, em jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa. O único golo do encontro foi marcado por Korkmaz na segunda parte. Os turcos falharam um penálti e atiraram três bolas aos ferros, contra uma bola no poste do Benfica.

Sem Enzo Pérez e André Almeida, Jesus surpreendeu, dando a titularidade a Aimar. Cardozo, Ola John e Salvio fizeram o trio de ataque, Jardel ocupou a vaga de Luisão na defesa.

Num ambiente infernal no lotado Sukru Saracoglu, o Benfica entrou melhor, pressionando alto e tentando impor o seu jogo, situação que se verificou até aos 15 minutos. Nesse período, Salvio quase que marcou mas o seu remate bateu no corpo do guarda-redes Volkan Demirel.

A partir daí o Fenerbahçe tomou conta do jogo e começou o assalto à baliza de Artur. E a receita para isso era fácil. Futebol em velocidade, com lançamentos longos para Webo e Moussa Sow, dois poderosos avançados africanos que muito trabalho deram a Garay e Jardel. A ideia era aproveitar as segundas bolas e tentar chegar ao golo.

O Benfica tinha défice de velocidade na zona intermédia, onde era evidente a falta de ritmo de Aimar, apesar da classe que se lhe reconhece. Com poucas ajudas de Ola John, o lado esquerdo da defesa encarnada era o eixo preferencial dos turcos. De lá saiu um cruzamento de Webo que Moussa Sow quase desviava para golo. Também foi do lado esquerdo que Kuyt cruzou para Webo atirar a barra, já com Artur batido.

Antes do intervalo o Fenerbahçe poderia estar a vencer mas Cristian falhou uma grande penalidade, atirando a bola ao poste. O penálti foi cometido por Ola John que derrubou o  lateral direito turco na área, em mais uma incursão pelo lado esquerdo encarnado.

Esperava-se que o Benfica voltasse melhor dos balneários após o intervalo mas era o Fenerbahçe quem continuava mais perto do golo. Exemplo disso foi mais uma bola no poste da baliza de Artur, a terceira no jogo, num remate colocado do holandês Kuyt. A sorte continuava com o Benfica e com Artur, que pouco depois voltou a negar o golo turco em duas ocasiões, após remates de fora da área de Cristian e do português Raul Meireles.

O Benfica conseguiu “respirar” um pouco e subir no terreno, fruto de um futebol com mais posse, de toques curtos, mais apoiado. Já com Gaitan no lugar do apagado Aimar (ficou nos balneários ao intervalo), o argentino que protagonizou uma jogada de classe frente ao Sporting atirou ao poste, num remate colocado. 3-1 nesse aspeto para os turcos.

Mas a quarta bola nos ferros da baliza de Artur acabou por morrer dentro da baliza. Após um canto, Melgarejo cortou a bola para a direção da sua baliza. O central Korkmaz agradeceu, subiu ao “segundo andar” e atirou de cabeça para a baliza, com a bola ainda a desviar na luva de Artur, a bater no poste e a entrar. Garay ainda fez o corte mas o árbitro disse que a bola já tinha passado a linha de golo.

Em desvantagem, o Benfica não teve “pernas” para reagir, apesar de Jesus ter colocado Rodrigo e Carlos Martins em campo, ficando Lima no banco. Cardozo teve ainda uma oportunidade, quando correu isolado para a baliza mas a sua falta de velocidade acabou por trai-lo, perdendo a bola quando tentava passar para Gaitan.

Ao contrário do que disse Jesus, o Benfica não conseguiu fazer um golo fora e parte em desvantagem para a segunda mão na Luz, onde não vai ter Ola John, castigado. Topal  e Webo do Fenerbahçe também não jogam na Luz, e Raul Meireles é duvida.