O francês Stéphane Lannoy é o árbitro do jogo entre Benfica e Fenerbahçe, na quinta-feira no Estádio da Luz, da segunda mão das meias-finais da Liga Europa em futebol, anunciou hoje a UEFA.
O árbitro francês é um “velho conhecido” do Benfica, num jogo de más recordações para a equipa “encarnada”, que foi goleada por 5-1 na casa do Olympiakos, em jogo da fase de grupos da Liga Europa, na época de 2008/09.
Lannoy, de 43 anos e cuja profissão está ligada à distribuição de jogos de vídeo, é árbitro internacional desde 2006, mas foi em 2009/10 que chegou à categoria de elite do organismo europeu de futebol.
É ainda o único árbitro francês na lista provisória de juízes para o Mundial2014 do Brasil.
No seu percurso já dirigiu jogos de clubes portugueses, nomeadamente do FC Porto, num triunfo no Vicente Calderón frente ao Atlético Madrid na Liga dos Campeões (3-0), e nessa mesma época, 2009/10, num empate do Sporting fora com o Twente (1-1).
Mais recentemente foi o árbitro que esteve no empate de Portugal em Israel (3-3), na qualificação para o Mundial, a 22 de março, e na derrota com a Alemanha (1-0) no Euro2012.
O Benfica recebe o Fenerbahçe na quinta-feira, às 20:05, depois de ter perdido em Istambul na primeira mão por 1-0.
Na outra meia-final da Liga Europa, o Chelsea, campeão europeu em título, recebe o Basileia, depois de ter vencido os suíços por 2-1. Este jogo em Stamford Bridge contará com o árbitro sueco Jonas Eriksson.