A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) felicitaram esta quinta-feira o Benfica pela qualificação para a final da Liga Europa, após eliminar os turcos do Fenerbahçe nas meias-finais.

«É com enorme satisfação e alegria que congratulo o Sport Lisboa e Benfica pela presença na final da Liga Europa, a ter lugar no próximo dia 15 de maio, em Amesterdão. Será um regresso a uma cidade mítica, onde há 51 anos alcançou a segunda vitória de sempre do clube e do futebol português numa final europeia, frente ao Real Madrid, no dia 02 de maio de 1962», disse o presidente da FPF, Fernando Gomes, em declarações reproduzidas no sítio oficial do organismo na Internet.

Na mesma mensagem, o dirigente federativo considerou que a presença dos "encarnados" na final é «um marco para o Benfica e para o país», por fazer do clube lisboeta o sétimo com mais presenças em finais continentais (nove), ambicionando uma vitória lusa no encontro decisivo.

«Espero que este regresso a Amesterdão marque também o regresso do Sport Lisboa e Benfica às grandes vitórias europeias, que em muito engrandecem a sua história e o futebol nacional», referiu, recordando que a presença das "águias" numa final ocorre 23 anos depois de ter estado na decisão da Taça dos Campeões Europeus.

Para Fernando Gomes, a «sexta presença em finais europeias em 13 épocas no século XXI» é demonstrativa «da força» de Portugal, realçando ainda que o triunfo do Benfica de hoje, por 3-1 na receção ao Fenerbahçe, permite «assegurar, pelo segundo ano consecutivo, o quinto lugar no ranking da UEFA».

«No dia 15 de maio, o futebol português estará unido a uma só voz em Amesterdão, em mais uma final que esperamos histórica para o nosso país e onde desejo que o Benfica seja coroado como o vencedor da Liga Europa 2012/2013, assegurando a segunda conquista deste troféu para Portugal, em apenas quatro edições da prova», concluiu.

Também através do sítio oficial na Internet, o presidente da LPFP congratulou o Benfica pelo apuramento para a final europeia.

«O Benfica teve uma excelente prestação e toda a equipa está de parabéns pelo seu desempenho», frisou Mário Figueiredo.