A passagem do Benfica à final da Liga Europa, depois de ter vencido o Fenerbahçe por 3-1 na segunda mão das meias-finais, é o grande destaque em todas as capas dos três jornais desportivos portugueses.
O jornal "A Bola" realça que, "23 anos depois", o Benfica consegue marcar uma presença numa final europeia. O Chelsea, que venceu o Basileia, será o adversário da equipa lusa na final de Amesterdão.
"O Jogo" fala num "final feliz" para os comandados de Jorge Jesus, realçando a "exibição autoritária dos encarnados", que "esmagou resistência" turca.
O desportivo "Record" destaca a figura decisiva do desafio no Estádio da luz, o paraguaio Óscar Cardozo, autor de dois dos três golos benfiquistas.
Os três desportivos têm ainda em manchete as críticas de Vítor Pereira sobre o campeonato português, referindo-o como "sujinho, sujinho".
A Bola
Benfica 3-1 Fenerbahçe: já está! Benfica numa final europeia 23 anos depois; fúria encarnada e inferno da Luz resistiram a todas as adversidades; reencontro a 15 de maio em Amesterdão com o Chelsea, carrasco na Champions há um ano; "Estamos nas três frentes e esperamos ganhar as três", Cardozo; "Com esta dinâmica, o Benfica é muito difícil de parar", Jorge Jesus. FC Porto: as queixas de Vítor Pereira. Sporting: avisos a empresários. Ténis: Gastão Elias nos quartos de final.
Record
Benfica 3-1 Fenerbahçe: voo final nas asas de Cardozo; bis de Tacuara leva águias a Amesterdão; "Na final tudo pode acontecer. Acredito na vitória", Jorge Jesus; UEFA já rendeu 16 milhões; festa no Marquês pela 9.ª final europeia. Sporting: "Queremos colocar clube na Liga Europa", Viola confiante. FC Porto: Vítor Pereira não esquece o dérbi. Moreirense: DIAP investiga caso de possível corrupção desportiva.
O Jogo
Benfica 3-1 Fenerbahçe: final feliz; Gaitán marcou primeiro, os turcos ainda empataram, mas dois golos de Cardozo põem águias em Amesterdão; "Sentimos em Istambul que éramos a melhor equipa", Jorge Jesus; "O coração que a equipa mostrou não foi brincadeira", Luisão; "Estamos em três frentes e queremos vencer todas", Cardozo. FC Porto: "Campeonato sujinho, sujinho", Vítor Pereira entrega o título com um recado; "Diria logo que sim ao FC Porto", Juan Quintero sem rodeios. Sporting: venda de Ricky tornou-o mais forte. Moreirense - Braga às 20h: Rúben Amorim faz de Viana.