O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares felicitou esta sexta-feira a qualificação do Benfica para a final da Liga Europa de futebol, considerando que o embate com o Chelsea, a 15 de maio, será uma «gala».

«O futebol é uma festa, e uma final europeia uma gala», pode ler-se na mensagem dirigida por Luís Marques Guedes ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a que a agência Lusa teve acesso, e na qual apoia «dirigentes, técnicos e jogadores do Sport Lisboa e Benfica».

Marques Guedes, que tutela o Desporto, considera que «a caminhada vitoriosa» que levou o emblema lisboeta à final europeia representa «mais uma página distinta do futebol nacional».

«A presença nesta final, a 17.ª de clubes portugueses, traz natural alegria e orgulho à família do desporto e, em particular, às comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo», sublinhou o ministro.

Antevendo o encontro decisivo, diante dos ingleses do Chelsea, Marques Guedes disse esperar que os "encarnados" se superem.

«Junto-me aos milhões de portugueses, adeptos do futebol, fazendo votos para que o desafio da final seja uma noite de inspiração e de superação dos objetivos por que trabalharam durante toda a época desportiva», conclui o governante.

O Benfica qualificou-se para a sua nona final europeia, 23 anos depois da última presença, após eliminar os turcos do Fenerbahçe nas meias-finais, com um triunfo por 3-2 no conjunto das duas mãos, e vai defrontar em Amesterdão, na Holanda, os britânicos do Chelsea, "carrascos" dos suíços do Basileia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.