O Chelsea, adversário do Benfica na final da Liga Europa de futebol, poderá tornar-se na quinta equipa a vencer, de forma consecutiva, duas competições europeias diferentes, nove anos depois do FC Porto.
Após terem conquistado a Liga dos Campeões a temporada passada, batendo os alemães do Bayern de Munique na final, os londrinos procuram quarta-feira, em Amesterdão, um feito que apenas outros quatro emblemas europeus lograram.
O último desses clubes foi o FC Porto, sob a égide de José Mourinho, que venceu a Taça UEFA em 2002/2003, frente aos escoceses do Celtic (3-2, após prolongamento), conquistando na temporada seguinte a Liga dos Campeões, com um triunfo sobre os franceses do AS Mónaco (3-0).
Trinta e cinco anos antes, a primeira formação europeia a vencer, de forma consecutiva, duas finais de competições diferentes foi o italiano AC Milan.
Em 1967/68, os "rossoneri" conquistaram a Taça das Taças, numa final com os alemães do Hamburgo (2-0), antes de baterem o Ajax por 4-1, em 1968/69, no encontro decisivo da antiga Taça dos Campeões Europeus.
Oito anos volvidos, foi a vez dos ingleses do Liverpool, que venceram a Taça UEFA de 1975/76, disputada a duas mãos, frente aos belgas do Club Brugge (3-2 em casa e 1-1 fora), e a Taça dos Campeões Europeus, em 1976/77, perante os alemães do Borussia de Monchengladbach (3-1).
Entretanto, seguiu-se novo interregno de oito anos, até ao duplo sucesso de outra formação transalpina, a Juventus, que seguiu as pisadas dos milaneses e venceu a Taça das Taças de 1983/84, precisamente frente ao FC Porto (2-1), antes de "roubar" o título da Taça dos Campeões Europeus ao Liverpool, na temporada seguinte, na tristemente célebre final do Heysel (1-0).