O argentino Nicolás Gaitán defende esta terça-feira, em declarações ao sítio da UEFA, que chegou a hora do Benfica «fazer história» e que irá cumprir «um sonho de infância» na final da Liga Europa de futebol frente ao Chelsea.

Nicolás Gaitán reconhece que há muito tempo que o Benfica não consegue erguer um troféu, depois da dupla conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus há mais de 50 anos, e que chegou a hora do clube “encarnado” voltar a fazer história no jogo marcado para quarta-feira, em Amesterdão.

«Sei que é um clube que conquistou muitos títulos no passado, mas agora temos oportunidade de vencer um troféu importante. Chegou a hora de fazermos história», defendeu o médio argentino.

Após os dois triunfos consecutivos na Taça dos Clubes Campeões Europeus na década de 1960, que continuam a ser os únicos títulos europeus do clube lisboeta, o Benfica saiu derrotado em seis finais de competições da UEFA.

Para Gaitán este jogo tem características únicas. «Não importa se ganhamos dois jogos aqui ou outros três ali, o fundamental é a forma como jogamos e o que acontece no dia da final. Temos de jogar bem nesse dia, nada mais».

«Vemos estes jogos desde crianças e agora é uma realidade, conseguimos», destacou. «Estou muito feliz, porque é um sonho de infância. Agora que estamos aqui, queremos ganhar e tenho a certeza que esse é também o objetivo do Chelsea», disse.

O médio argentino, que cumpriu oito jogos na Liga Europa, esteve em destaque na segunda “mão” das meias-finais frente ao Fenerbahçe, ao marcar um dos golos que impulsionou o Benfica para a reviravolta frente à equipa turca.

«O Benfica está a jogar muito bem», defendeu Gaitán, que conta com o apoio dos adeptos na final de quarta-feira, no ArenA de Amesterdão, na Holanda, pois «só assim os jogadores conseguem ir buscar forças quando as pernas começam a falhar».

O médio benfiquista espera poder repetir o gesto do ídolo Diego Maradona, que em 1989 ergueu a então Taça UEFA ao serviço dos italianos do Nápoles, mas recusa comparações com “um dos símbolos da Argentina”.

«Seria muito bonito ganhar a Liga Europa e vamos todos dar o nosso melhor para que isso aconteça», disse ainda Gaitán, que chegou ao Benfica em 2010 e está a despertar a cobiça de alguns clubes europeus.

O jogo da final da Liga Europa entre o Benfica e o Chelsea, campeão europeu em título, realiza-se na quarta-feira, com início às 20h45 horas (19h45 em Lisboa), no estádio Arena de Amesterdão, na Holanda, com arbitragem do holandês Bjorn Kuipers.