Petr Cech

14-05-2013 18:12

«O Benfica está um degrau acima em relação a 2012»

O guarda-redes do Chelsea espera terminar a época da melhor maneira com a conquista da Liga Europa diante dos encarnados.
Petr Cech é o guardião da baliza do Chelsea há quase uma década
Foto: AFP

Por João Paulo Godinho, enviado-especial a Amesterdão sapodesporto@sapo.pt

Petr Cech desvaloriza o rótulo de 'favorito' atribuído ao Chelsea e enaltece os méritos do Benfica em estar na final da Liga Europa. «Favoritos? Na história podemos ver que ser considerado favorito não interessa muito. É preciso provar em campo. As condições de uma final são especiais», afirmou o guardião checo do Chelsea na antevisão do embate com o Chelsea.

Numa conferência de imprensa realizada no Arena de Amesterdão, o experiente guarda-redes do clube londrino salientou que os encarnados estão melhores em relação à formação que o Chelsea eliminou em 2012 da Liga dos Campeões: «Acho que o Benfica este ano está ainda um degrau acima da equipa do ano passado. Dominaram o campeonato quase todo e sabemos o que aconteceu no último fim de semana, mas ainda podem ganhar. É uma equipa equilibrada e que sai rapidamente para o ataque.»

Apesar de o Chelsea não ir além do terceiro lugar nesta edição da liga inglesa, Cech considera que uma vitória na final da Liga Europa será suficiente para definir esta época como «positiva». «Uma época em que se atinge uma final europeia e se vence tem de ser considerada uma época positiva», frisou, acrescentando: «Este é um jogo muito importante para o clube e podemos fazer história.»

O adeus precoce à Liga dos Campeões, num ano em que o Chelsea defendia o título de campeão europeu, não foi fácil de digerir, mas Petr Cech descreveu a Liga Europa como o melhor conforto para essa situação. «Depois de sairmos da Liga dos Campeões motivámo-nos para fazer uma boa campanha na Liga Europa.»

O Chelsea esteve presente nas finais da Champions de 2008 e 2012 e ambas terminaram nas grandes penalidades. Se a primeira foi motivo de desilusão, 2012 marcou a estreia dos 'blues' na galeria de campeões europeus. Contudo, Cech prefere não pensar numa eventual decisão frente ao Benfica nas grandes penalidades. «Não interessa como se ganha a final, o que interessa é ganhar. Temos a experiência de ter perdido uma e vencido outra, mas não sei se irá a penáltis», concluiu. 

O Chelsea mede forças esta quarta-feira com o Benfica, às 19h45, no Arena de Amesterdão.