O percurso do Chelsea nesta edição da Liga Europa foi feito por 20 jogadores, dos quais o SAPO Desporto elege aqui quatro elementos – um por cada sector – que mais se destacaram.

Análise:

Petr Cech – O guarda-redes Petr Cech é o rosto da baliza do Chelsea ao longo da última década. Chegado a Stamford Bridge pela mão de José Mourinho, o ‘gigante’ checo esteve presente em todos os oito jogos da equipa londrina nesta edição da Liga Europa, tendo sofrido sete golos. Por ele passa a voz de comando da defesa na ausência do capitão John Terry. A solidez e concentração tornam Cech um dos guarda-redes mais regulares e seguros da ‘alta-roda’ do futebol no Velho Continente.

David Luiz – Oriundo do Benfica, o central brasileiro que deixou a Luz em janeiro de 2011 para rumar a Inglaterra é hoje um valor indiscutível do clube londrino. A sua rapidez, capacidade técnica e inteligência fizeram dele um dos jogadores mais populares nos adeptos em Stamford Bridge. Para essa admiração contribuíram também os seus golos espetaculares nesta Liga Europa, tendo já dois tentos apontados em seis encontros. David Luiz, de 26 anos, estará certamente entre os titulares da final, mas sem sentimentos pelo  ‘seu’ Benfica.

Oscar – Foi uma das grandes contratações do Chelsea para a nova temporada e não perdeu tempo a mostrar todo o potencial que se lhe adivinhava. Na Champions revelou uma pontaria invulgarmente afinada, com cinco golos na fase de grupos. Todavia, não conseguiu transpor a mesma eficácia para a Liga Europa, na qual apontou apenas um dos 15 tentos assinados pela equipa em oito partidas. No lugar do jovem craque brasileiro poderia estar ainda o espanhol Juan Mata e o nigeriano Moses, dois dos elementos preponderantes na manobra da equipa de Rafa Benitez. Ainda assim, a escolha recai no imprevisível craque canarinho.

Fernando Torres – De ídolo no Atlético de Madrid e Liverpool a um ocaso que quase arruinou a sua carreira no Chelsea foi um pequeno passo. Depois de muito falhar e de ter sido “crucificado em campo, muito por culpa da fatura de 58 milhões paga por Roman Abramovich aos ‘reds’, ‘El Nino’ Torres renasceu sob a orientação de Rafa Benitez e reencontrou-se com os golos. Só nesta edição da Liga Europa o espanhol já soma cinco tentos, menos um do que Óscar Cardozo.