O Fenerbahçe e o Besiktas, clubes turcos que contam com futebolistas portugueses, anunciaram hoje que vão recorrer da decisão da UEFA em exclui-los das provas europeias, por manipulação de resultados.

«O Fenerbahçe recorrerá da decisão da UEFA de nos afastar das competições europeias por três anos, um dos quais com pena suspensa», assinalou o diretor do clube Yasemin Merçil, em comunicado no seu sítio oficial na internet.

O Fenerbahçe, eliminado pelo Benfica nas meias-finais da Liga Europa na última época, conta no seu plantel com o médio Raul Meireles e já este defeso assegurou a contratação do também internacional português Bruno Alves.

«Temos três dias para recorrer e vamos fazê-lo. Daremos todos os passos necessários», assegurou o dirigente, explicando que o clube está a ser penalizado «por atos individuais».

Também o Besiktas, clube de Manuel Fernandes e Hugo Almeida, anunciou num breve comunicado que irá recorrer da decisão do organismo que gere o futebol europeu.

«De acordo com a decisão do Comité de Disciplina da UEFA, o Besiktas não participará na edição 2013/14 da Liga Europa. O artigo 54 permite recorrer da decisão e temos três dias para o fazer, um direito que vamos usar», refere o clube.

Caso a penalização se confirme são três os clubes turcos que podem sair beneficiados: o Fenerbahçe seria substituído pelo Bursaspor na Liga dos Campeões e o Kayserispor ocuparia a vaga deixada em aberto pelo Besiktas na Liga Europa.

Com a passagem do Bursaspor para a “Champions” ficaria ainda aberto um lugar na Liga Europa, a ser ocupado pelo Kasimpasa, clube de Istambul que terminou o campeonato em sexto lugar.