O Estoril-Praia será cabeça de série no sorteio do “play-off” da Liga Europa de futebol, marcado para sexta-feira em Nyon, na Suíça, juntando-se nesse estatuto ao Sporting de Braga.

Se os bracarenses, apurados diretamente, tinham a certeza que seriam um dos 31 pré-designados da última fase de acesso à fase de grupos, o Estoril-Praia tinham de afastar o Hapoel Ramat Gan na terceira pré-eliminatória e esperar que alguns dos cabeças de série desta fase fossem afastados.

A vitória em Israel (1-0) colocou os “canarinhos” no sorteio do “play-off”, no qual são o 28.º clube com melhor coeficiente, beneficiando do afastamento de oito clubes que estavam à sua frente, entre os quais o Club Brugge, sexto cabeça de série da terceira pré-eliminatória, o Hapoel Telavive, sétimo, ou o Lech Poznan, nono.

O Sporting de Braga é a terceira equipa com melhor coeficiente, apenas ultrapassado pelo Tottenham, de André Villas-Boas, e pelo Dínamo de Kiev, de Miguel Veloso.

Além dos ingleses e dos ucranianos, SC Braga e Estoril evitam equipas como o Estugarda, a Fiorentina, o Rubin Kazan, o Sevilha ou a Udinese.

O Vitória de Guimarães, por ter ganhado a Taça de Portugal, tem entrada direta na fase de grupos, podendo ser acompanhado ainda pelo Paços de Ferreira, se for eliminado do “play-off” da Liga dos Campeões.