O FC Pasching, que disputa a terceira divisão austríaca, assume que o Estoril é favorito, no "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa de futebol, mas promete "coração e paixão" frente à formação portuguesa.

Apesar de disputar os escalões secundários do futebol austríaco e de ter apenas seis anos de existência (foi fundado em 2007), o FC Pasching aparece em Portugal com um plantel composto totalmente por jogadores profissionais e com "ambição de ir o mais longe possível" na sua estreia nas competições europeias.

«Nós sabemos claramente que estamos à margem. Somos da terceira liga da Áustria e só estamos aqui porque surpreendemos tudo e todos e ganhámos a Taça da Áustria. Mesmo assim, isso não nos impede de tentar tudo, de dar tudo no campo, de ter coração e paixão», afirmou Gerald Baumgartner.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida de quinta-feira no Estádio António Coimbra da Mota, o técnico do FC Pasching entregou o favoritismo ao Estoril, uma equipa «tecnicamente muito boa» e que joga um «futebol muito atrativo».

«Temos que apresentar uma defesa muito segura e saber avançar com cautela no sentido de, pelo menos, marcarmos um golo. Temos a ambição de estar na fase de grupos e uma coisa é certa, vamos lutar e dar tudo por isso», frisou o treinador de 48 anos, antigo médio que nos anos 80 representou equipas como o Áustria Viena e o FC Salzburgo.

De regresso aos relvados luso estará o guarda-redes austríaco Hans-Peter Berger, que entre 2008 e 2010 representou o Leixões e agora defende as redes do FC Pasching.

«Foram dois anos muito bons na minha carreira. Os portugueses vivem muito o futebol, tanto os adeptos como os próprios jogadores. É um país onde as pessoas vivem muito para o futebol», referiu.

O guardião de 31 anos reconheceu que o Estoril vai ser um adversário «muito difícil» para o FC Pasching e que a formação austríaca necessita de fazer «um grande jogo» para lutar pelo apuramento na segunda mão em "casa".

«Os jogadores do Estoril têm muita técnica com a bola e são muito rápidos, mas acredito que seja possível vencer. Temos um grande coração, temos muita raça e se não sofrermos golos nos primeiros minutos tudo pode acontecer», disse Berger numa mistura de português e alemão.

O encontro da primeira mão do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa está agendado para as 20h30, no Estádio António Coimbra da Mota, e terá arbitragem do turco Bulent Yildirim.