A UEFA vai sortear sexta-feira a equipa que substituirá na Liga Europa o Fenerbahçe, clube turco suspenso por dois anos das competições europeias por manipulação de resultados desportivos, decidiu esta quinta-feira o Comité de Emergência do organismo.

O sorteio, no qual serão incluídas todas as equipas afastadas na última ronda de apuramento, vai realizar-se às 09h00 no Mónaco, no mesmo local onde serão definidos, às 12h45, os grupos da edição 2013/1014 da Liga Europa.

O Fenerbahçe, a segunda equipa turca com mais títulos, ficará fora das competições europeias durante dois anos, depois do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ter ratificado quarta-feira a sanção imposta pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA por combinação de resultados desportivos.

O TAS rejeitou quarta-feira o recurso do Fenerbahçe e confirmou a suspensão de dois anos das competições europeias de futebol decretada pela UEFA.

No mesmo despacho, o TAS rejeitou também o recurso dos ucranianos do Metalist, que tinham sido excluídos da edição desta época da Liga dos Campeões, e substituídos pelos gregos do PAOK, por manipulação de resultados.

O Fenerbahçe, eliminado terça-feira pelos ingleses do Arsenal nos “play-off” de apuramento à Liga dos Campeões, terá de cumprir o sansão decretada pela UEFA, que aplicou uma pena de dois anos de suspensão (mais um de pena suspensa) também por manipulação de resultados.