Os finalistas vencidos das taças vão perder o lugar que tinham até agora na seguinte edição da Liga Europa para a melhor equipa do campeonato não qualificada para as provas europeias de futebol, a partir da época 2015/16.

Esta situação só acontece para o caso de o vencedor da taça conseguir, através do respetivo campeonato, um lugar na Liga dos Campeões, como até agora, confirmou hoje o Comité Executivo da UEFA, reunido em Dubrovnik, na Croácia.

Em 2008/09, o Paços de Ferreira perdeu a final da Taça para o campeão FC Porto e, em 2009/10, jogou a segunda pré-eliminatória da Liga Europa. De acordo com os novos regulamentos, seria o Leixões (sexto do campeonato luso) a ocupar esse lugar.

Para o ciclo entre 2015 e 2018, a UEFA decidiu também que o vencedor da Liga Europa passa a entrar no “play-off” da Liga dos Campeões na época seguinte. Pode mesmo rumar direto à fase de grupos, se o vencedor da “Champions” se qualificar para a prova pela sua classificação no respetivo campeonato nacional.

Com esta alteração, o máximo de equipas de um país na Liga dos Campeões passa a ser de cinco, quando, até agora, era apenas de quatro.

«Como se provou pela magnífica final deste ano, a Liga Europa está cada vez mais forte, mas, ainda assim, queremos dar aos clubes mais um incentivo, para que todas joguem com o desejo de vencer a prova», disse o presidente da UEFA, Michel Platini.

Ainda no que respeita à Liga Europa, inicialmente cada federação só terá um máximo de três equipas na prova, sendo que 16 equipas, das 12 primeiras associações do “ranking”, vão ter acesso direto à fase de grupos.

Para a presente edição, apenas entraram seis, um de cada um dos seis primeiros da tabela.