Rui Vitória, treinador do Vitória de Guimarães, diz que a equipa minhota tem de entrar em campo quinta-feira «para ganhar», no terreno do Lyon, e assim chegar ao comando do grupo I da Liga Europa.

Mesmo reconhecendo a superioridade dos franceses, o técnico vimaranense prometeu, na conferência de imprensa da véspera do jogo, «ambição e determinação» e a procura dos três pontos. «Temos a consciência que do outro lado está uma equipa de uma realidade completamente diferente, mas acredito que as diferenças de dimensão serão um pouco mais reduzidas».

«O Lyon é uma equipa de Liga dos Campeões, que venceu há pouco tempo vários campeonatos franceses de forma consecutiva. São realidades diferentes, tem estatuto internacional e mais peso que o Vitória e o Rijeka», reconheceu o treinador português, no estádio Gerland, mas não esconde a ambição: «Vamos a jogo, já temos três pontos e vamos à procura de fazer mais».

Quem conhece bem o adversário francês é o nigerino Moussa Maazou, antigo jogador do Mónaco, Bordéus e Le Mans - reconhece favoritismo ao Lyon, mas espera a «surpresa».

«Não somos favoritos. Temos uma equipa jovem, em que muitos jogadores nunca jogaram na Liga Europa. E o que posso dizer é que somos como os jovens que vão a uma escola para aprender, mas que podemos fazer uma surpresa», disse.

Maazou admite que «é uma sensação especial» regressar a França, «sobretudo para jogar contra uma equipa tão forte como o Lyon». «Já falei com os meus colegas sobre este adversário mas o que partilhei com eles fica no seio do grupo. Todos os jogadores sabem que se trata de uma equipa forte», acrescentou.