Bétis de Sevilha e Vitória de Guimarães encontram-se esta noite, a partir das 18 horas, no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, em jogo da terceira jornada do Grupo I da fase de grupos da Liga Europa.

As duas equipas nunca se encontraram nas competições europeias, mas olhando ao historial dos vimaranenses frente a emblemas do país vizinho, bem pode dizer-se que o Vitória tem esta noite uma oportunidade de ouro para inverter uma história onde se contam sete derrotas e apenas duas vitórias.

Pior só mesmo a sequência recente, em que o Vitória acumula seis derrotas consecutivas frente a clubes espanhóis, onde se contam emblemas como o Sevilha, Barcelona ou Atlético Madrid, que “ofereceu” aos vimaranenses a maior derrota do seu historial europeu dentro de portas (4-0).

Contudo, o adversário desta noite é bem mais acessível em termos de grandeza e está, inclusive, a ter um começo de época modesto, com o 15.º lugar na liga espanhola e apenas duas vitórias alcançadas.

A par deste começo pouco impressionante, que já levou mesmo os adeptos a questionarem a liderança do treinador Pepe Mel, o Bétis tem um historial europeu discreto em que o registo mais importante aparece na época 2005/2006, em que proveniente da Liga dos Campeões alcançou os 16 avos-de-final da Liga Europa.

Frente a equipas portuguesas, o Bétis tem um registo pouco extenso, apenas com um confronto a duas mãos frente ao Benfica, para a extinta Taça UEFA, no distante ano de 1982. Nessa altura, os encarnados venceram em Sevilha e na Luz, em ambos os casos por 2-1.

Hoje, a partir das 18 horas, o Vitória de Guimarães procura em Sevilha um «dia de sol» - nas palavras de Rui Vitória – e bater um emblema espanhol, algo que não acontece desde 1992, quando no D. Afonso Henriques bateu a Real Sociedad por esclarecedores 3-0.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.