O Vitória de Guimarães perdeu, esta quinta-feira, com o Real Betis por 1-0 em jogo da terceira jornada do Grupo I da Liga Europa, que se disputou no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha. Vadillo (50’) marcou o único golo da partida, que faz descer a equipa portuguesa do primeiro para o terceiro lugar do grupo, fruto também da vitória do Lyon no outro desafio.
Sem o avançado Maazou, castigado depois de ter sido expulso em Lyon, o treinador Rui Vitória decidiu apostar para o ataque vitoriano o brasileiro Fernando Russi, ele que brilhou no último encontro da equipa minhota.
O avançado Fernando Russi marcou dois golos no triunfo da equipa de Guimarães frente ao Fátima, correspondente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, oferecendo confiança a Rui Vitória para o desafio desta tarde em Sevilha. Outro destaque da equipa portuguesa no campo do Betis foi o lateral Kanu.
O primeiro tempo na capital andaluza não teve golos, mas foi dos pés de Jorge Molina que chegou o lance mais perigoso. Aos 38 minutos, à entrada da área vitoriana, o ponta de lança desferiu um remate rasteiro que obrigou a Douglas à defesa da tarde. Antes, Malonga também desperdiçou uma boa oportunidade para a equipa portuguesa.
O jogo foi muito disputado a meio-campo, com a defesa do Betis a demonstrar algumas falhas e, do outro lado, com Abdouley Ba em destaque, muito seguro a travar os ataques dos espanhóis. A equipa de Rui Vitória apostava nos cruzamentos longos, mas sem sucesso. Quando estes chegavam ao último terço do relvado, faltava atitude nos momentos de finalização aos homens de Guimarães.
A etapa complementar começou da pior forma para os comandados de Rui Vitória. Aos 50 minutos, numa excelente combinação entre os jogadores da equipa de Mel Pérez, Álvaro Valdillo surgiu cara a cara com o guardião do Vitória para finalizar com um remate colocado bem no canto da baliza. Estava feito o primeiro golo da partida e o treinador dos vitorianos estava obrigado a fazer algo para dinamizar a sua equipa dentro de campo. Por volta dos 60 minutos, Rui Vitória percebeu.
Com o golo, o Real Betis ganhou muita confiança e tomou conta do jogo, perante um Vitória de Guimarães que se mostrou impotente durante o segundo tempo, sem conseguir criar ligações lógicas no seu futebol. Valeram à equipa da cidade-berço as intervenções decisivas de Abdoulaye Ba.
Aos 74 minutos, Marco Matias tinha tudo para estabelecer o empate mas o extremo português falhou perante uma baliza deserta e de ângulo apertado, atirando rasteiro à malha lateral, depois de ter tirado o guarda-redes adversário do caminho. O Vitória ainda teve mais uma oportunidade mas não conseguiu evitar o desaire em Espanha.
Com esta derrota, o Vitória de Guimarães (4 pontos) perde a liderança do grupo para o seu adversário, o Real Betis (5). No outro desafio, o Lyon (5) venceu o Ryjeka (1) e subiu para o segundo lugar.