As cinco equipas portuguesas presentes na Liga dos Campeões e Liga Europa de futebol estão todas fora dos lugares de apuramento a meio da fase de grupos, projetando a pior época coletiva desde 1998/99.
Completadas as três primeiras rondas da fase de grupos das taças europeias de 2013/2014, Portugal segue no 14.º lugar do “ranking” europeu, sendo necessário recuar 15 anos para encontrar uma temporada em que tenha acabado pior (20.º posto).
Então, Benfica e FC Porto foram afastados na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting de Braga na segunda ronda da Taça das Taças e o Sporting, o Marítimo e o Vitória de Guimarães na primeira eliminatória da Taça UEFA.
Volvidos 15 anos, e apenas três depois do histórico primeiro lugar (2010/2011), os clubes portugueses voltam a estar numa posição muito complicada, embora não corram, aparentemente, grandes riscos de tudo acabar antes do final do ano.
Mesmo que não sigam em frente na “Champions”, rumo ao sonho de estarem presentes na final marcada para o Estádio da Luz (24 de maio), Benfica e FC Porto não deverão falhar o terceiro lugar dos respetivos grupos, perante Anderlecht e Rapid Viena, que vale a “descida” para a Liga Europa.
Além das “aguais” e dos “dragões”, que dificilmente não seguirão nas provas europeias, o Vitória de Guimarães ainda está, porém, bem posicionado para continuar, ao contrário de Paços de Ferreira e do estreante Estoril-Praia.
O Benfica e o FC Porto vão discutir o acesso aos “oitavos” com Olympiacos e Zenit, respetivamente, enquanto os minhotos têm que ultrapassar Lyon ou Bétis, sendo que só estão a um ponto (três contra quatro) e recebem ambos.
Em 15 jogos na fase de grupos, os clubes lusos não contam mais do que três triunfos, um do Benfica, na receção ao Anderlecht (2-0), outro do FC Porto, no reduto do Áustria de Viena (1-0), e ainda um dos minhotos, a goleada (4-0) caseira ao Rijeka.
De resto, registo para quatro empates e oito derrotas, sendo que o FC Porto já perdeu duas vezes em casa, com Atlético de Madrid (1-2) e Zenit (0-1), e o Benfica sofreu uma pesada derrota em França, frente ao Paris Saint-Germain (0-3).
Tirando as boas prestações do Estoril-Praia, que afastou os ainda assim modestos Hapoel Ramat Gan e o Pasching, a época começou logo a correr mal nas pré-eliminatórias, com o Paços de Ferreira a falhar a “Champions” e o Sporting de Braga a cair nos “play-offs” da Liga Europa, ficando sem fase de grupos.
O conjunto da Capital do Móvel caiu perante o Zenit, por um expressivo total de 3-8, enquanto os “arsenalistas” não conseguiram superar o Pandurii, mesmo depois de vencerem na Roménia por 1-0 – caíram em casa por 2-0, após prolongamento.
No total, juntando fase grupos com pré-eliminatórias, as equipas lusas somam sete vitórias, cinco empates e 11 derrotas (23-31 em golos), em 23 encontros.