O Vitória de Guimarães informou hoje que os seus prémios monetários não estão retidos pela UEFA em virtude da monitorização levada a cabo pela organização que tutela o futebol europeu.

O clube minhoto esclarece no seu sítio oficial que, «em consequência da gestão e dos resultados financeiros dos exercícios anteriores, ficou submetido a um processo de monitorização sob a alçada do órgão de licenciamento e ‘fair-play’ financeiro da UEFA».

«No âmbito desse processo, o Vitória tem mantido com aquele órgão da UEFA uma partilha de informação da sua realidade financeira visando a consolidação da sustentabilidade do clube», pode ler-se.

O clube recorda que, na sequência do referido processo, «a UEFA fez saber publicamente, em setembro, quais os seis clubes que tinham os seus prémios monetários retidos, não constando desse grupo o Vitória».

Os vimaranenses reforçaram que, «em momento algum», a UEFA lhes «comunicou que os seus prémios monetários iriam ser retidos».

Ainda segundo o clube minhoto, que compete esta época na Liga Europa, o processo de monitorização da UEFA mantém-se, «tal como previsto, através do qual o Vitória tem prestado, com o máximo rigor e responsabilidade, toda a informação solicitada».

Hoje, a UEFA disse estar a investigar o Vitória de Guimarães e cinco outros clubes envolvidos nas competições europeias para ver se respeitam os critérios da entidade quanto ao pagamento de dívidas e cumprimento das obrigações fiscais.

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial do organismo, são seis os clubes envolvidos nas competições da UEFA em 2013/14 que «estão sob a alçada da câmara investigatória do Órgão de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA (CFCB), presidido por Jean-Luc Dehaene».

Além do Vitória de Guimarães, os clubes investigados são o Skonto FC (Letónia), o WKS Slask Wroclaw (Polónia), o Pandurii, adversário do Paços de Ferreira na Liga Europa, e o FC Petrolul Ploiesti (ambos da Roménia) e o FC Metalurh Donetsk (Ucrânia).

«Deverá ser conhecida uma decisão final até ao fim do ano», indica ainda a UEFA.

Em casos anteriores de análise ao "fair-play" financeiro dos clubes europeus, a UEFA aplicou sanções que foram das multas até ao impedimento de participar nas competições europeias. Os castigos estão dependentes da regularização das situações de incumprimento detetadas pela UEFA.