O Vitória de Guimarães empatou (0-0), esta quinta-feira, na Croácia com o Rijeka, em desafio da quinta jornada do Grupo I da Liga Europa. Este resultado até podia ser favorável aos vimaranenses mas, no outro encontro do grupo, o Lyon venceu em França o Betis e fechou as contas do grupo. Portugueses ficam-se por aqui e franceses e espanhóis seguem em frente. 
O Vitória de Guimarães procurava relançar a sua candidatura aos 16 avos de final da Liga Europa na deslocação ao terreno do Rijeka, mas a equipa minhota não foi além do empate a zero, ficando-se então pelos cinco pontos.
Face ao último desafio dos vimaranenses, em casa perante o Sporting, o treinador Rui Vitória manteve a mesma equipa inicial utilizada no desafio da 10.ª jornada da I Liga, que acabou com um triunfo dos Leões por 0-1.
O Rijeka, atual terceiro classificado do seu campeonato e que na ronda de estreia da Liga Europa saiu do Minho com uma pesada derrota por 4-0, começou o jogo mais atrevido do que a formação comandada por Rui Vitória, que parecia estar a jogar na expetativa.
Aos 13 minutos de jogo, a equipa croata enviou uma bola à barra da baliza defendida por Douglas. Alispahic foi o autor do remate à entrada da área em jeito de "balão".
Depois de ter começado apático na Croácia, o Vitória de Guimarães subiu de rendimento na partida, à procura do primeiro golo. Barrientos foi o jogador vitoriano que mais tentou a sua sorte, mas a equipa que hoje vestiu o equipamento “El Dorado”, saiu para o intervalo como entrou, a zero no marcador.
No início do segundo tempo, o Vitória de Guimarães colocou mais pressão na área do Rijeka, mas os homens da frente tiveram dificuldades em encontrar uma fórmula para fazer a bola entrar na baliza dos croatas. Maazou esteve muito sozinho durante todo a partida.
Durante a etapa complementar, o Vitória de Guimarães foi a melhor equipa, pecando pela finalização, que levou à eliminação do atual vencedor da Taça de Portugal da última edição e já eliminado da prova esta época pelo FC Porto.
No outro encontro do Grupo I, o Lyon venceu em casa o Bétis, com golo de Gomis (66'), e “arrumou” as contas do grupo antes da última jornada. Os franceses, com nove pontos e os espanhóis (oito pontos) garantiram assim a qualificação para os 16 avos de final, faltando saber quem fica com o primeiro e segundo lugar. 
Na última jornada, marcada para 12 de dezembro, o Vitória de Guimarães recebe o Lyon e o Real Bétis recebe o Rijeka. Os vimaranenses até podem vencer na última ronda mas ficarão sempre em desvantagem com a formação de Sevilha.