O FC Porto pode esperar que o sorteio dos 16 avos da Liga Europa lhe permita evitar os “difíceis” Nápoles, Valência, Tottenham, Fiorentina ou Sevilha, enquanto o Benfica tem na Juventus o único adversário realmente temível.
O facto de não ser cabeça de série no sorteio da segunda fase da Liga Europa pode causar algumas dores de cabeça aos portistas que, ao olharem para o pote 1, no qual está o Benfica, vão querer evitar, sobretudo, adversários italianos e espanhóis.
Nápoles e Fiorentina por um lado, Valência e Sevilha por outro são os rivais menos desejáveis, de um grupo de onde pode sair também o Tottenham de André-Villas Boas, em grande forma nas competições europeias.
Na teoria, o FC Porto quererá que o sorteio dite um “alvo” fácil, como seriam os búlgaros do Ludogorets, os belgas do Genk, os austríacos do Salzburgo ou os turcos do Trabzonspor.
Tarefa mais fácil prevê-se para o Benfica, que vai ser cabeça de série no sorteio de segunda-feira dos 16 avos de final da Liga Europa por ser um dos quatro melhores terceiros da fase de grupos da “Champions”.
No pote 2, a Juventus surge, evidentemente, como o adversário a evitar, quer pelo historial europeu, quer pelo facto de a final da competição estar marcada para o estádio da “vecchia signora”.
Mas há outros nomes fortes que dos quais os “encarnados” preferirão escapar, caso do Ajax (Holanda) ou da Lazio (Itália), sem esquecer o Swansea, da Liga inglesa.
Curioso poderia ser o encontro do Benfica com um antigo jogador seu, desta vez no lugar de treinador: Paulo Sousa apurou, pela primeira vez na história, o Maccabi Telavive para a segunda fase da Liga Europa e está no grupo oposto aos benfiquistas, tal como Miguel Veloso e o seu Dínamo Kiev ou Miguel Vítor e o PAOK.
Teoricamente mais acessíveis seriam os checos do Viktoria Plzen, os ucranianos do Chornomorets ou do Dnipro, os dinamarqueses do Esbjerg ou os eslovenos do Maribor.
- Equipas já qualificadas para os 16 avos de final da Liga Europa:
Cabeças de série confirmados
 BENFICA, POR (*)
 Nápoles, Ita (*)
 Shakthar Donetsk, Ucr (*)
 Basileia, Sui (*)
 Valência, Esp
 Ludogorets, Bul
 Rubin Kazan, Rus
 Eintracht Frankfurt, Ale
 Genk, Bel
 Tottenham, Ing
 Salzburgo, Aut
 Fiorentina, Ita
 Sevilha, Esp
 Lyon, Fra
 Trabzonspor, Tur
 AZ Alkmaar, Hol
Não cabeças de série confirmados
 FC PORTO, Por (*)
 Juventus, Ita (*)
 Viktoria Plzen, Che (*)
 Ajax, Hol (*)
 Anzhi, Rus
 Swansea, Ing
 Chornomorets, Ucr
 Esbjerg, Din
 Maribor, Slo
 Dnipro, Ucr
 Maccabi Telavive, Isr
 Dínamo Kiev, Ucr
 Slovan Liberec, Che
 Bétis, Esp
 Lázio, Ita
 PAOK Salónica, Gre

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.