A UEFA comunicou hoje ao Valência que os distúrbios em Kiev estão “localizados” e “não afetam o jogo” que os espanhóis vão disputar na quinta-feira frente ao Dínamo Kiev, dos 16 avos da Liga Europa de futebol.

Fontes do clube valenciano, que conta com os portugueses João Pereira, Ricardo Costa e Ruben Vezo, citadas pela agência EFE, os dirigentes do emblema espanhol estão atentos ao recrudescimento da violência na capital ucraniana e que não é o ideal viajar nestas condições, pelo que solicitaram que a UEFA garanta segurança, tendo o organismo europeu assegurado que as altercações não vão afetar o encontro.

Durante o dia de hoje, aumentaram os distúrbios no centro de Kiev entre manifestantes opositores ao Governo e as forças policiais, que provocaram cinco mortos e quase 200 feridos, tendo ainda sido encerrado o metro da cidade “por ameaça de atentado terrorista”.

Dois dias antes de visitar o Dínamo Kiev, no qual alinha o médio português Miguel Veloso, o Valência já decidiu reduzir ao mínimo tempo possível a estada na capital ucraniana, onde tem chegada prevista para quarta-feira, ao final da tarde, e regresso a Espanha agendado para a madrugada de sexta-feira.

Além disso, o Valência desistiu de treinar no Estádio Olímpico de Kiev e marcou a conferência de imprensa de antevisão do encontro, com o treinador Juan Antonio Pizzi e um jogador, para o hotel no qual vão estar alojados, localizado a cerca de 20 minutos da praça da Independência, o epicentro dos protestos.