O central e “capitão” do Benfica, o brasileiro Luisão, deverá tornar-se quinta-feira o primeiro jogador a cumprir 100 jogos por uma equipa portuguesa nas taças europeias de futebol, assim jogue em Salónica, na Grécia.

Ao serviço dos “encarnados” desde 2003/2004, Anderson Luís Silva, nascido em Amparo há pouco mais de 33 anos (completou-os a 13 de fevereiro), vai atingir uma meta que nenhum jogador luso conseguiu em representação de uma formação lusa.

Luís Figo, Rui Costa, Simão Sabrosa, Vitor Baía ou, mais recentemente, Cristiano Ronaldo ultrapassaram este número “redondo”, mas com jogos por equipas estrangeiras, ao contrário de Luisão, que cumpriu os 99 com a camisola das “águias”.

O central internacional brasileiro, que se estreou a 24 de setembro de 2003, em Charleroi, frente ao La Louvière (1-1), disputou 50 jogos na Liga dos Campeões, 27 na Liga Europa e 22 na Taça UEFA, conseguindo oito golos.

No total, o “4” dos “encarnados”, que disputou todos os encontros como titular, venceu quase 50 por cento dos encontros (46), somando ainda 23 empates e 30 derrotas.

Do seu currículo, conta a presença numa final europeia, mais precisamente da Liga Europa, perdida na temporada transata face ao Chelsea, que ganharam por 2-1 em Amesterdão, na Holanda, com um golo do sérvio Ivanovic nos descontos.

Frente a ingleses, Luisão também viveu sentimentos contrários, sendo que foi a uma equipa de terras de “sua majestade” que marcou o seu primeiro golo europeu.

A 21 de fevereiro de 2006, no Estádio da Luz, Luisão cabeceou, já perto do fim (84 minutos), para o triunfo por 1-0 na receção ao então detentor do título europeu Liverpool, que o Benfica acabaria por eliminar em Anfield Road (2-0).

Quatro épocas volvidas, a 22 de outubro de 2009, o central “canarinho” voltou a marcar a um conjunto da cidade dos Beatles, agora o Everton: apontou o 4-0, aos 52 minutos, numa histórica goleada por 5-0 do “onze” já comandado por Jorge Jesus.

Os italianos do Nápoles (2008/2009), os israelitas do Hapoel Telavive, os alemães do Schalke 04 e os holandeses do PSV Eindhoven (todos em 2010/2011), os também “laranjas” do Twente (2011/2012) e os belgas do Anderlecht, já na presente temporada, foram as outras vítimas goleadoras do brasileiro.

Mais do que marcar golos, o que consegue sobretudo pelas subidas às áreas contrárias em lances de bola parada, a missão de Luisão é, porém, evitá-los, ao comando da defesa do Benfica, tarefa que encarna há mais de uma década.

Os seus compatriotas Argel, Ricardo Rocha, Alcides, Anderson, David Luiz, Edcarlos, Sidnei e Jardel, Ricardo Rocha, o grego Katsouranis e o argentino Garay foram os jogadores que alinharam ao lado de Luisão nos 99 jogos europeus.

No 100.º, provavelmente quinta-feira, na Grécia, face ao PAOK de Salónica, Luisão, que somará o 399.º pelos “encarnados” em todas as competições – igualando Fernando Ferreira no 10.º lugar do “ranking” -, deverá voltar a jogar lado a lado com o titular da “albi celeste”, uma constante desde 2011/2012.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.