Começou da melhor forma a participação do Benfica na edição deste ano da Liga Europa. Os encarnados venceram esta quinta-feira o PAOK Salónica na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa e deram um passo gigante rumo à próxima fase da prova. Lima marcou o tento dos portugueses e na próxima semana, na Luz, as águias poderão carimbar a passagem aos oitavos de final da prova em que o ano passado foram finalistas vencidos.

Entrou melhor o Benfica no jogo, mais personalizado e com mais posse de bola. A equipa de Jesus apresentou muitas alterações no onze inicial, mas nem por isso perdeu o ritmo e taticamente esteve sempre muito certa, não concedendo grandes veleidades à equipa da casa.

Os gregos conseguiram libertar-se um pouco do domínio dos encarnados à passagem do minutos 15, mas ainda assim Artur teve pouco ou nenhum trabalho nos primeiro 45 minutos.

Já do lado contrário, numa lance depois da meia hora, Enzo Pérez desmarcou Sílvio no flanco direito, o defesa ganhou a um adversário, mas o remate de pé esquerdo saiu muito alto. E foi tudo na primeira parte.

Na entrada da segunda parte, um erro do Benfica na transição para o ataque permitiu a primeira oportunidade de golo ao PAOK. Lazar recuperou a bola com a equipa encarnada já balanceada para o ataque, furou pela esquerda e atirou a rasar o poste de Artur.

Não aproveitou o PAOK e o Benfica foi letal na primeira ocasião de que dispôs: na sequência de um canto, Enzo Pérez centrou, Djuricic amorteceu de peito e Lima recebeu sozinho na área e fuzilou para o 1-0, embora fique a sensação de que estava em posição irregular.

Se o Benfica já tinha mostrado ser melhor do que o PAOK antes do golo, após a vantagem os encarnados dominaram por completo. Embora sem criar ocasiões soberanas de golo, as águias geriram a seu belo prazer e o PAOK nunca teve bola para responder à desvantagem.

Já dentro dos 10 minutos finais o Benfica podia ter aumentado a vantagem, num lance em que o guarda-redes do PAOK fez a defesa da noite. Em contra-ataque, Salvio centrou, a bola sobrou para Markovic e o sérvio colocou a bola ao ângulo para Glykos brilhar entre os postes dos helénicos.

Perto dos 90’, o PAOK teve a melhor oportunidade para empatar, mas Artur – que regressou à baliza encarnada – mostrou-se atento.

Com este triunfo na casa do adversário, o Benfica deu um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga Europa e daqui a uma semana, no Estádio da Luz, apenas terá de confirmar o apuramento.